Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51058
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Quando o assunto é Sociologia Escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino |
Authors: | Bodart, Cristiano das Neves Tavares, Caio dos Santos |
Keywords: | Sociologia Escolar;Produção Científica;Estado da Arte;Qualis |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista de Ciências Sociais |
Citation: | BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia Escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 1, p. 353-396, mar./jun. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Pretende-se mapear o estado da arte da produção científica em torno do tema “Sociologia Escolar” presente nos periódicos avaliados nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Educação e Ensino pelo sistema Qualis como integrantes dos estratos superiores. Dentre os resultados, nota-se crescente produção, cujos autores são em maioria do sexo feminino, doutores em Sociologia e Educação. Em se tratando de periódicos A1, àqueles avaliados na área de Educação se destacam. Os temas mais recorrentes são “formação docente”, “prática docente” e “currículo/legislação”. A Sociologia Escolar, enquanto objeto de pesquisa, começa a ocupar espaço nos principais meios de divulgação científica das áreas das Ciências Sociais e da Educação. |
Abstract: | We intend to map the state of the art of scientific production around the theme “School Sociology” present in the journals evaluated in the areas of Sociology, Anthropology, Political Science, Education and Teaching by the Qualis system as members of the upper levels. Among the results it is noticed an increasing production, whose authors are mostly females, with doctorates in Sociology and Education. In the case of A1 journals, those evaluated in the area of Education have a prominent role. The most recurrent themes are “teacher training”, “teaching practice” and “curriculum / legislation”. The school sociology, as an object of research, has begun to occupy space in the principal means of scientific dissemination in the areas of Social Sciences and Education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51058 |
ISSN: | 2318-4620 (eletrônico) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_cnbodartcstavares.pdf | 287,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.