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dc.contributor.authorSilva, Lúcia Maria Oliveira da-
dc.date.accessioned2020-03-31T03:06:42Z-
dc.date.available2020-03-31T03:06:42Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Lúcia Maria Oliveira da. A importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórcio. 2005. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51012-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDivórciopt_BR
dc.titleA importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórciopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAfeto e cognição constituem aspectos inseparáveis no processo global do desenvolvimento humano. Pretende-se nesse estudo fazer uma abordagem numa visão interacionista do desenvolvimento infantil analisando o aspecto da afetividade, enfatizando sua importância no processo da aprendizagem. Para tanto, na primeira parte, refere-se aos postulados teóricos, a Teoria Psicogenética de Henri Wallon de Jean Piaget, e Lev Semenovich Vygotsky e Sigmund Freud, um estudo da dimensão cognitiva e afetiva do funcionamento psíquico humano e a influência destas sobre a aprendizagem. A segunda parte do presente estudo refere-se a um estudo teórico acerca da desestruturação familiar por conta do divórcio dos pais, refletindo na criança e repercutindo no processo da aprendizagem escolar. Outro ponto considerado relevante no estudo foi à questão dos altos índices estatísticos (em anexo) no processo de separação dos pais pelo divórcio, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte das crianças, e atinge emocionalmente todo o contexto familiar causando alterações no processo da aprendizagem. Quanto à análise conjuntiva dos autores percebe-se que as crianças que vivenciam o processo de separação dos pais acabam desenvolvendo baixo rendimento escolar, além de tristezas, solidão, medo, angústia que se faz presente através de problemas a nível tanto orgânico quanto psicológico. Outra sugestão significativa, diz respeito à relação que a criança estabelece com o novo parceiro de seus pais, visto que, no decorrer desta pesquisa foi possível constatar que a criança vê-se envolta a sentimentos como o ciúme, a ameaça e o medo de que os pais estejam menos disponíveis para elas. Foi abordado, a seguir, a contribuição da Psicopedagogia nesse processo, dando oportunidades de atendimento a criança que nesse período passa por certas dificuldades de aprendizagem, oriundos de situações emocionais sob esta ótica foi abordado que a afetividade influencia decisivamente no processo de aprendizagem. Esta pesquisa foi estruturada de forma a possibilitar uma soma de conhecimentos necessários para alcançar os objetivos preconizados.pt_BR
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