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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Lúcia Maria Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T03:06:42Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T03:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lúcia Maria Oliveira da. A importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórcio. 2005. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51012 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Divórcio | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade na aprendizagem da criança no processo de separação dos pais pelo divórcio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis no processo global do desenvolvimento humano. Pretende-se nesse estudo fazer uma abordagem numa visão interacionista do desenvolvimento infantil analisando o aspecto da afetividade, enfatizando sua importância no processo da aprendizagem. Para tanto, na primeira parte, refere-se aos postulados teóricos, a Teoria Psicogenética de Henri Wallon de Jean Piaget, e Lev Semenovich Vygotsky e Sigmund Freud, um estudo da dimensão cognitiva e afetiva do funcionamento psíquico humano e a influência destas sobre a aprendizagem. A segunda parte do presente estudo refere-se a um estudo teórico acerca da desestruturação familiar por conta do divórcio dos pais, refletindo na criança e repercutindo no processo da aprendizagem escolar. Outro ponto considerado relevante no estudo foi à questão dos altos índices estatísticos (em anexo) no processo de separação dos pais pelo divórcio, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte das crianças, e atinge emocionalmente todo o contexto familiar causando alterações no processo da aprendizagem. Quanto à análise conjuntiva dos autores percebe-se que as crianças que vivenciam o processo de separação dos pais acabam desenvolvendo baixo rendimento escolar, além de tristezas, solidão, medo, angústia que se faz presente através de problemas a nível tanto orgânico quanto psicológico. Outra sugestão significativa, diz respeito à relação que a criança estabelece com o novo parceiro de seus pais, visto que, no decorrer desta pesquisa foi possível constatar que a criança vê-se envolta a sentimentos como o ciúme, a ameaça e o medo de que os pais estejam menos disponíveis para elas. Foi abordado, a seguir, a contribuição da Psicopedagogia nesse processo, dando oportunidades de atendimento a criança que nesse período passa por certas dificuldades de aprendizagem, oriundos de situações emocionais sob esta ótica foi abordado que a afetividade influencia decisivamente no processo de aprendizagem. Esta pesquisa foi estruturada de forma a possibilitar uma soma de conhecimentos necessários para alcançar os objetivos preconizados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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