Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50972
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Furtado e a educação pela pedra, entranhada
Autor(es): Barbosa, José Luciano Albino
Palavras-chave: Furtado, Celso, 1920-2004;Ciências Sociais brasileiras;Desenvolvimento econômico - Aspectos sociais
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: BARBOSA, José Luciano Albino. Furtado e a educação pela pedra, entranhada. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 1, p. 195-220, mar./jun. 2020.
Resumo: A importância de Celso Furtado para a história brasileira pós- Segunda Guerra Mundial tem sido amplamente estudada e reconhecida. O rigor acadêmico, aliado ao esforço incansável em promover uma política voltada ao desenvolvimento regional do Nordeste e do país, deu-lhe notoriedade internacional. Porém, tento evidenciar, neste ensaio, que Furtado teve algo anterior que lhe serviu de motivação primeira. Refiro-me à experiência, ainda quando criança, no sertão paraibano. Algo que lhe imprimiu bem o descrito por João Cabral de Melo Neto: a educação pela pedra, entranhada. Além disso, o contexto social, próprio da década de 1950, instigou no Brasil o desejo de mudança, motivado por Juscelino Kubitschek e personagens como Dom Hélder Câmara e Victor Nunes Leal ao combate das estruturas oligárquicas. Assim, busca-se explorar a relação entre indivíduo e sociedade e seus desdobramentos no campo político, evidenciando a importância e atualidade de Furtado.
Abstract: The importance of Celso Furtado for Brazilian history after World War II has been widely studied and recognized. Academic rigor, coupled with a tireless effort to promote a policy aimed at regional development in the Northeast of Brazil and in the country as a well, gave it international notoriety. However, I try to show in this essay, that Furtado had something earlier that served as his primary motivation. I refer to the experience, even as a child, in the Paraíba countryside. Something that impressed him well as described by the poet João Cabral de Melo Neto: education by stone, ingrained. In addition, the social context, typical of the 1950s, instigated in Brazil the desire for change, motivated by president Juscelino Kubitschek and characters like Archbishop Dom Hélder Câmara and Victor Nunes Leal to fight oligarchic structures. Thus, we seek to explore the relationship between the individual and society and its consequences in the political field, highlighting the importance and relevance of Furtado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50972
ISSN: 2318-4620 (eletrônico)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_jlabarbosa.pdf170,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.