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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50929
Tipo: | Tese |
Título: | Na corda bamba do cordel: representações e ressignificações do feminino na produção cordelística |
Autor(es): | Nogueira, Ariadine Maria Lima |
Orientador: | Lima, Stélio Torquato |
Palavras-chave: | Cordel;Crítica Literária Feminista;Gênero |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | NOGUEIRA, Ariadine Maria Lima. Na corda bamba do cordel: representações e ressignificações do feminino na produção cordelística. 2020. 244f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumo: | O objetivo geral desta tese é investigar como a mulher era representada na literatura de cordel produzida no Brasil no século XX, especialmente no auge da produção cordelística, e como isso ocorre na contemporaneidade, levando em conta as transformações históricas e socioculturais que modificaram as condições de produção literária e a questão da autoria, e buscando identificar como os discursos elaborados por esse instrumento reproduzem, fomentam e/ou se antagonizam às formas de repressão longamente impostas à mulher pela tradição do patriarcado. A análise dos objetos dar-se-á de modo qualitativo — excluindo-se, portanto, considerações quantitativas a respeito da produção cordelística — e basicamente a partir de pressupostos crítico-literários, históricos, filosóficos e sociológicos que permitam verificar que informações substanciais sobre as questões de gênero, presentes nessas áreas de conhecimento, podem ser destacadas. O corpus principal da pesquisa foi formado, além dos usados para a fundamentação teórica (os quais proporcionarão, a priori, uma análise de viés bibliográfico) por folhetos de cordel nos quais sejam latentes as relações de gênero: levando-se em consideração os editados no auge da indústria cordelística, e os escritos na contemporaneidade. Escolhemos, como autores e autoras de mais relevância para as análises dos textos em cordel, nomes como Leandro Gomes de Barros e João Martins de Athayde — representando a fase tradicional da produção cordelística; e Salete Maria da Silva e Jarid Arraes para o trabalho com as questões contemporâneas que se inserem nesse contexto. A esses nomes, somaram-se análises dos trabalhos de outros cordelistas os quais se afinaram com as temáticas expostas. Concluiu-se que, em relação à forma de representação da mulher no cordel na primeira metade do século XX e no decorrer das décadas posteriores, até aproximadamente 1990, o retrato da mulher foi submetido a um discurso eivado de fortes contornos patriarcais e, portanto, com fortes traços de misoginia. Embora seja verdade que as mulheres continuem a ser representadas de modo misógino ainda por cordéis na contemporaneidade, percebeu-se que isso, dentro do contexto geral do panorama cordelístico atual, acaba perdendo a força graças, em especial, ao trabalho de inúmeras cordelistas mulheres com um discurso diametralmente oposto a esse, considerando-se que o cordel vem sendo utilizado também como instrumento para a reivindicação de diversas pautas feministas. Pudemos observar, após todo o processo de pesquisa, que não somente a situação da mulher se ressignificou, mas também o próprio cordel. São mudanças de público, de suportes, uma quase ameaça de extinção, o ressurgimento: se antes havia um medo de que a literatura de cordel sucumbisse às armadilhas do tempo e da mudança, hoje se pode dizer: o cordel vive! Assim como a própria mulher, os folhetos, em simbiose com esta, ressignificaram-se e continuam a resistir. |
Abstract: | The general objective of this research is to investigate how the woman was represented in Brazil’s cordel literature in the twentieth century, especially in the height of cordelistic production, and how this occurs in contemporaneity taking into account the historical and sociocultural transformations that modified the conditions of literary production and the authorship issue, seeking identify how the discourses which are produced by this instrument, reproduce, encourage and/or antagonize forms of repression extensively imposed on women by the patriarchy tradition. The analysis of the objects will be given in qualitative method — excluding, therefore, quantitative considerations regarding the cordelistic production — and basically from critical-literary, historical, philosophical and sociological assumptions that allow us to verify that substantial information on gender issues, present in these areas of knowledge, can be highlighted. The main corpus of the research was formed, in addition to those used for the theoretical foundation (which will provide, a priori, an analysis of biographical bias) by cordel booklets on which gender relations are latent: taking into account those edited in the peak of the cordelistic industry, and the writings in the contemporary times. We chose, as the most relevant authors for analysis of the cordel text, names such as Leandro Gomes de Barros and João Martins de Athayde — which represents the traditional phase of cordelistic production; and Salete Maria da Silva and Jarid Arraes for working with contemporary issues within this context. To these names were added analyzes of the works of other cordelistas, which are attuned to the themes exposed. It was concluded that the form of representation of women in the twine in the first half of the twentieth century and during the subsequent decades, until approximately 1990, the woman was nonetheless represented subject to a discourse riddled with strong patriarchal contours and therefore with strong traces of misogyny. Although it is true that women still continue to be misogynistically portrayed by cordeis in contemporary times, it has been realized that this fact, within the general context of the current cordelistic landscape, ends up losing strength due to, in particular, to the countless work of female cordelistas with a discourse diametrically opposed to this one, considering that the cordel has also been used as an instrument for claiming several feminist guidelines. We were able to observe, after the whole research process, that not only the position of the woman has been reframed, but also the cordel itself. These are changes of audience, supporters, a near threat of extinction, the resurgence: if there was before a fear that cordel literature would succumb to the pitfalls of time and change, today one can say: cordel lives! Like the woman herself, the booklets, in symbiosis with this, they have been reframed and continue to resist. |
Résumé: | L’objectif général de cette thèse est d’examiner la manière dont les femmes sont représentées dans la littérature brésilienne sur le cordel au XXe siècle, en particulier au plus fort de la production cordéliste, et comment cela se produit à l’époque contemporaine, en tenant compte des transformations historiques et socioculturelles qui ont modifié les conditions de la société. la production littéraire et la question de la paternité, cherchant à identifier comment les discours élaborés par cet instrument reproduisent, fomentent et / ou contrarient les formes de répression longtemps imposées aux femmes par la tradition du patriarcat. L’analyse des objets s’effectuera de manière qualitative — en excluant par conséquent les considérations quantitatives relatives à la production cordélistique — et essentiellement à partir d’hypothèses critiques littéraires, historiques, philosophiques et sociologiques Les questions de genre dans ces domaines de connaissance peuvent être soulignées. Le corpus principal de la recherche a été constitué, en plus de ceux utilisés pour la base théorique (qui fournira, a priori, une analyse du biais bibliographique) par des ficelles dans lesquelles les relations de genre sont latentes: en tenant compte de celles éditées dans pinacle de l’industrie cordélistique et des écrits de l’époque contemporaine. Nous avons choisi, en tant qu’auteurs et auteurs du plus grand intérêt pour l’analyse de textes en cordel, des noms tels que Leandro Gomes de Barros et João Martins de Athayde — représentant la phase traditionnelle de la production cordelistique; et Salete Maria da Silva et Jarid Arraes pour avoir travaillé avec des problèmes contemporains dans ce contexte. A ces noms s’ajoutent des analyses des oeuvres d’autres auteurs qui s’accordaient avec les thèmes exposés. Il a été conclu que la forme de représentation des femmes dans la ficelle dans la première moitié du XXe siècle et au cours des décennies suivantes, jusqu’en 1990 environ, la femme était néanmoins représentée sous un discours rongé par de forts contours patriarcaux et donc par fortes traces de misogynie. Bien qu'il soit vrai que les femmes continuent à être dépeintes de manière misogy, nique par les rebondissements de l'époque contemporaine, on s'est rendu compte que cela, dans le contexte général du paysage cordeliste actuel, finissait par perdre de la force, en particulier grâce au travail d'innombrables jumelles avec un discours diamétralement opposé à celui-ci, considérant que la ficelle a également été utilisée comme un instrument pour revendiquer plusieurs directives féministes. Nous avons pu constater, après tout le processus de recherche, que non seulement la situation de la femme était re-signifiée, mais également le cordon lui-même. Ce sont des changements d'audience, de supporteurs, une menace presque d'extinction, une résurgence: si auparavant, on craignait que la littérature de cordel ne succombe aux pièges du temps et du changement, on peut dire aujourd'hui: cordel vit! Comme la femme elle-même, les tracts, en symbiose avec elle, ont été re-signifiés et continuent de résister. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50929 |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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