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dc.contributor.advisorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.contributor.authorAgra, Maria Lúcia de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-26T14:41:24Z-
dc.date.available2020-03-26T14:41:24Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAGRA, Maria Lúcia de Souza. As mulheres no cordel: a construção do ethos na disputa por um posicionamento na peleja. 2019. 131f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50926-
dc.description.abstractThe chap-book is traditionally characterized by the social, cultural and historical factors that determine it as a popular discursive genre. Based on these factors, it was up to man to produce and enunciate the poems belonging to this genre, which promoted their acceptance in the social scenario, where it was initially presented and commercialized. Due to social changes that occurred in the twentieth century, women, who previously had only been responsible for domestic activity, began to work outside their homes and, thus, gained a voice, although subjected to some patriarchal values that persist in society to this day. In popular culture, in addition to the chap-book, other sectors began to rely on female creation, such as the battle. This can also be found as a scenography of that discursive genre, through a feminine enunciation, which attracted the interest for the development of this study, whose purpose is the analysis of the ways in which the female ethé were constituted in twine leaflets which have in mind her utterance the scenography of a battle, seeking to interpret how the enunciator positions herself, legitimizing her discourse, in a recognizably masculine scenario. To achieve this propose, the present work had as theoretical and methodological perspective the French Discourse Analysis, in line with Maingueneau, which allowed the analysis of the constitution of the female ethos, allied to a sociocultural approach, focused on the object of this study, the chap-book, and the scenography which constitutes its statement, trying to interpret the possibilities of positioning of the woman during a fight of battle. After reading and describing three cord leaflets, selected for this research, which bring female stage design to the battle, the subsequent interpretation brings the following result: in the first cord leaflet, Chiquinha do Cariri's battles with Nanã de Princesa, from Josenir Lacerda and Dalinha Catunda, the clash occurs between two women with different positions, one exposes a traditional ethos and a rural conservatism, while the other will be innovative with a profile of urban modernity, and in the end come a tie which favors tradition patriarchal; in the second, Mulher na panela do repente, by Dalinha Catunda, the dreamlike condition of the scenography in which the woman is winning the match and loses as a result of awakening, favors tradition again; and, finally, the last pamphlet, Peleja by Dalinha Catunda and Aldemá de Morais, from Dalinha Catunda and Aldemá de Morais, which is entirely dialogical, the controversial constitution of the discourse prevents agreement, leading to the same situation as the previous ones. It was concluded which, as much as women produce chap-books and position themselves as enunciators in a battle, they will always have their position submitted and compromised with the traditional discourse.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectFolheto de cordelpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleAs mulheres no cordel: a construção do ethos na disputa por um posicionamento na pelejapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO folheto de cordel é tradicionalmente caracterizado pelos fatores sociais, culturais e históricos que o determinam como um gênero discursivo popular. Com base nestes fatores, cabia ao homem a produção e a enunciação dos poemas pertencentes a este gênero, o que promovia sua aceitação no cenário social, onde era, inicialmente, apresentado e comercializado. Em decorrência de mudanças sociais ocorridas no século XX, as mulheres, a quem anteriormente cabia apenas a atividade doméstica, passaram a atuar fora de suas residências e, com isto, ganharam voz, ainda que submetidas a alguns valores patriarcais que persistem na sociedade até hoje. Na cultura popular, além do folheto de cordel, outros setores passaram a contar com a criação feminina, como é o caso da peleja. Esta também pode ser encontrada como cenografia daquele gênero discursivo, por meio de uma enunciação feminina, o que atraiu o interesse para o desenvolvimento deste estudo, que tem como finalidade a análise das formas como foram constituídos os ethé femininos em folhetos de cordel que tenham em seu enunciado a cenografia de uma peleja, buscando interpretar como a enunciadora se posiciona, legitimando seu discurso, em um cenário reconhecidamente masculino. Para atingir este fim, o presente trabalho teve como perspectiva teórica e metodológica a Análise do Discurso francesa, na linha de Maingueneau, que possibilitou a análise da constituição do ethos feminino, aliada a uma abordagem sociocultural, voltada para o objeto deste estudo, o folheto de cordel, e a cenografia que constitui o seu enunciado, procurando interpretar as possibilidades de posicionamento da mulher durante um embate de peleja. Após a leitura e descrição de três folhetos de cordel, selecionados para esta pesquisa, e que trazem cenografia de peleja com participação feminina, a interpretação subsequente traz o seguinte resultado: no primeiro cordel, A peleja de Chiquinha do Cariri com Nanã de Princesa, de Josenir Lacerda e Dalinha Catunda, o embate ocorre entre duas mulheres com posicionamentos diferentes, uma expõe um ethos tradicional e de um conservadorismo rural, enquanto a outra, será inovadora com perfil de modernidade urbana, e no final chegam a um empate que favorece a tradição patriarcal; no segundo, Mulher na panela do repente, de Dalinha Catunda, a condição onírica da cenografia em que a mulher está vencendo o embate e perde em decorrência do despertar, favorece novamente a tradição; e, por fim, o último folheto, Peleja de Dalinha Catunda e Aldemá de Morais, de Dalinha Catunda e Aldemá de Morais, que é inteiramente dialogal, a constituição polêmica do discurso impede que se chegue a um acordo, levando a mesma situação dos anteriores. Concluiu-se que, por mais que as mulheres produzam folhetos de cordel e se posicionem como enunciadoras em uma peleja, vão sempre ter seu posicionamento submetido e comprometido com o discurso tradicional.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

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