Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50848
Type: TCC
Title: Rádio Debate: a greve e as estratégias discursivas do debate radiofônico
Authors: Medeiros, Camila Maria Torres
Advisor: Lima, Raimundo Nonato de
Keywords: Rádio;Greve de professores;Análise do discurso
Issue Date: 2012
Citation: MEDEIROS, Camila Maria Torres. Rádio Debate : a greve e as estratégias discursivas do debate radiofônico. 2012. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Departamento de Comunicação Social, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo tem como objeto o programa Rádio Debate, da Rádio Universitária FM 107,9 MHz, de Fortaleza, e analisa como o discurso é construído pelas diversas vozes que constituem o debate radiofônico a partir da temática greve. Duas edições do programa foram selecionadas para compor o corpus: uma que trata sobre a Greve dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza e outra que debate a Greve dos Professores da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará. Para a análise do corpus, são utilizados os dispositivos teórico-metodológicos da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, através dos estudos de Orlandi (2000), Brandão (1997), Maingueneau (1997; 2001), Marcuschi (1998) e Koch (1997). Para compreender o programa como algo contextualizado no âmbito da emissora e da sociedade, é feito um resgate histórico do Rádio Debate, através de arquivos e entrevistas com pessoas que participaram ou participam da construção do programa. Também são refletidas as rotinas produtivas e a inserção do programa numa rádio educativa, bem como o papel do mediador no debate radiofônico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50848
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_cmtmedeiros.pdf979,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.