Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50842
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O jornalista e o estudo de língua estrangeira
Autor(es): Araripe, José Caminha Alencar
Palavras-chave: Comunicação em língua estrangeira;Linguagem e línguas - Estudo e ensino;Jornalismo - Linguagem
Data do documento: 1971
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: ARARIPE, José Caminha Alencar. O jornalista e o estudo de língua estrangeira. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 01, n. 01, p. 43-47, 1971.
Resumo: Convidou-me a direção do I.B.E.U. para falar na abertura de um curso especial de Inglês, ministrado a um grupo de jornalistas e radialistas. Não fugindo à convocação, ali estive, ocupando-me, no encontro, do ensino das línguas modernas, não com a pretensão de um especialista na matéria, já que conheço muito bem as minhas limitações, mas com o desejo, tão-só, de focar alguns aspectos da problemática, que me parecem sobremodo relevantes. Na primeira ordem de considerações, ocorreu-me dizer que não se há dado, ao estudo das línguas, a ênfase necessária. Nem mesmo do Português nos ocupamos com a devida atenção. Houve tempo, e ainda recente, em que o Português não figurava na pauta do vestibular da maioria das escolas superiores. E essa circunstância contribuiu para que cada vez menos se estudasse a língua pátria. Hoje, para ingresso na Universidade, é exigido o conhecimento do Português e de outra língua viva. O estudo realizado reveste-se, porém, de modo geral, de um imediatismo interesseiro muito evidente e chocante. Procura-se aprender algo, não por amor às ciências e às letras, não por exigência do espírito, não por um anseio de cultura. O que se tenta é um instrumento de habilitação que ajude a galgar a Universidade, ser aprovado em concurso público ou obter ernprego no mundo privado. Não há o entendimento de que uma língua a mais que se domina é um instrumento novo de pensamento, retirando-nos do provincialismo tacanho para lançar-nos em poderosas correntes de ideias. Se uma viagem ao estrangeiro abre-nos outros horizontes, quanto mais a constante e metódica incursão nos domínios de uma língua moderna.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50842
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_jcaararipe.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.