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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50580
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sequência didática: uso de mapas mentais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de velocidade média, com foco na alfabetização científica |
Autor(es): | Santana, Alexandre Baratta |
Orientador: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Aprendizagem Significativa;Educação científica;Representação mental |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SANTANA. A. B. Sequência didática: uso de mapas mentais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de velocidade média, com foco na alfabetização científica. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O ensino de física tradicional, em que o professor é o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, e os alunos são seres passivos e meros receptores de informações já se encontra datado e é notoriamente ineficiente. Nesse contexto, este trabalho foi elaborado com o intuito de contribuir para a discussão sobre o que podemos fazer para motivar nossos alunos a tomarem parte do processo de ensino-aprendizagem, mirando em seu protagonismo. O presente trabalho foi inspirado na Aprendizagem Significativa de David Ausubel, utiliza como ferramentas didáticas os Mapas Mentais e Mapas Conceituais, e busca contribuir para uma discussão sobre a Alfabetização Científica em sala de aula. Para isso, trabalhamos em sala de aula meios de fazer com que os temas estudados fossem significativos para os alunos, levando em consideração as vivências, sua forma particular de explicar os fenômenos que observam, sua forma de perceber e interagir com o mundo, que são fortemente influenciadas pelo senso comum. Durante a elaboração deste trabalho, os temas de física, em especial Velocidade Média, foram abordados em sala de aula de modo a suscitar reflexões acerca do uso dos avanços tecnológicos em nosso cotidiano, fomentando discussões sobre como o desenvolvimento da ciência influencia nossas vidas. Procuramos deixar claro para os alunos que o que eles têm a aprender nas aulas de física tem conexão direta com sua vida diária. Buscamos provocar a percepção de que os alunos já sabem física, mas do jeito deles. As aulas se tornaram um ambiente em que o dia-a-dia e a Ciência formal, com seu método e sua linguagem, puderam se encontrar de modo a tornar o aprendizado prazeroso, permitindo um mundo de descobertas. Buscamos despertar o interesse pelo aprendizado de ciências, trabalhando em sala de aula em momentos distintos, em que discutíamos os benefícios e os riscos trazidos pelo desenvolvimento científico para nossas vidas, e que as tecnologias que tornam nossas vidas confortáveis são resultado de um processo longo e árduo de desenvolvimento. Conseguimos perceber que explorar o que os alunos já sabem sobre um determinado tema contribui fortemente para que ele possa aprofundar seus conhecimentos. |
Abstract: | The teaching of traditional physics, in which the teacher is the protagonist of the teaching-learning process, and the students are passive beings and mere recipients of information is already dated and notoriously inefficient. In this context, this work was designed to contribute to the discussion of what we can do to motivate our students to take part in the teaching-learning process, aiming at its protagonism. This work was inspired by David Ausubel's Meaningful Learning, uses as teaching tools the Mind Mapping and Concept Maps, and seeks to contribute to a discussion about Scientific Literacy in the classroom. For this, we work in the classroom ways to make the studied subjects meaningful to the students, taking into consideration their experiences, their particular way of explaining the phenomena they observe, their way of perceiving and interacting with the world, which are strongly influenced by common sense. During the elaboration of this work, the subjects of physics, especially Average Speed, were approached in the classroom in order to raise reflections about the use of technological advances in our daily lives, fostering discussions about how the development of science influences our lives. We seek to make it clear to students that what they have to learn in physics classes has a direct connection to their daily life. We seek to provoke the perception that students already know physics, but in their own way. Classes have become an environment in which everyday life and formal science, with their method and language, can meet in a way that makes learning enjoyable, allowing for a world of discovery. We sought to spark interest in science learning by working in the classroom at different times when we discussed the benefits and risks brought by scientific development to our lives, and that the technologies that make our lives comfortable are the result of a long and long process. hard development. We realized that exploring what students already know about a particular theme contributes strongly to deepen their knowledge. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50580 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
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