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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50563
Tipo: | TCC |
Título: | Modelagem Macroscópica na Avaliação dos Impactos da Implantação de um Binário em Vias Arteriais |
Título em inglês: | Macroscopic Modeling in Impact Assessment of the Implementation of a Binary Way Artery |
Autor(es): | Mesquita, Kaio Gefferson de Almeida |
Orientador: | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro |
Palavras-chave: | Macrossimulação;Visum;Vias Binárias;Calibração;Avaliação dos cenários |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MESQUITA, Kaio Gefferson de Almeida. Modelagem Macroscópica na Avaliação dos Impactos da Implantação de um Binário em Vias Arteriais. 2019. 174 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | A dinâmica de intervenções parte de premissas que visam melhorar o nível de serviço proporcionalmente a qualidade de utilização do sistema pelo usuário, que diante do atual contexto urbano-social, se faz necessário a compreensão da realidade analisada a partir do processo de aperfeiçoamento e funcionamento do conjunto de sistemas. Diante da necessidade de se conhecer o fenômeno estudado para que possa haver uma contribuição metodológica, há um impasse entre a compreensão da problemática de intervenção e a proposição de uma modelagem que represente o mesmo de maneira fidedigna. O presente trabalho tem como objetivo propor e aplicar um método para avaliação dos impactos de uma intervenção, utilizando um macrossimulador. De forma que se possa elaborar o método, é feita uma revisão da literatura apontando lacunas sobre os processos de modelagem, contrapondo-os, além de uma revisão do ferramental escolhido para a modelagem da rede de Fortaleza. Propõe-se um método de modelagem que se inicia na identificação da problemática, partindo para a caracterização do modelo, e culminando na avaliação dos impactos da intervenção. Por fim discutir as premissas e os resultados baseados no método, além de dispor as limitações e vantagens do ferramental. |
Abstract: | The dynamics of interventions start from premises that aim to improve the level of service to the detriment of the quality of use of the system by the user, which in view of the current urban-social context, it is necessary to understand the reality analyzed from the process of improvement and operation. of the system pool. Given the need to know the phenomenon studied so that there can be a methodological contribution, there is a deadlock between understanding the problem of intervention and the proposition of a modeling that represents it reliably. This paper aims to propose and apply a method to evaluate the impacts of an intervention using a macrosimulator. In order to elaborate the method, it is made a literature review pointing gaps on the modeling processes, counteracting them, besides a review of the chosen tooling for the modeling of the Fortaleza network. It is proposed a modeling method that begins with the identification of the problem, starting with the characterization of the model, and culminating in the evaluation of the impacts of the intervention. Finally, discuss the assumptions and results based on the method, as well as the limitations and advantages of the tooling. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50563 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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