Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5040
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A crise da água no setor agrícola do Ceará: a busca de solução por meio de sistemas de dessalinização
Autor(es): Campos, Robério Telmo
Gomes, Regina Kelly Guimarães
Campos, Kilmer Coelho
Palavras-chave: Água;Qualidade de vida;Dessalinizadores
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, n.42, 2004
Citação: CAMPOS, Robério Telmo; GOMES, Regina Kelly Guimarães; CAMPOS, Kilmer Coelho. A crise da água no setor agrícola do Ceará: a busca de solução por meio de sistemas de dessalinização. CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 42, 2004, Cuiabá - MT. Anais... Brasília: SOBER, n. 42. p. 1-13, 2004.
Resumo: Analisam-se os efeitos da água sobre a qualidade de vida das famílias, servidas por dessalinizadores, em comunidades rurais dos Municípios de Quixeramobim e Canindé, no Estado do Ceará. A análise e interpretação dos dados coletados em pesquisa de campo foram efetuadas de acordo com o método descritivo associado a técnica de análise tabular, utilizando-se freqüências absoluta e relativa das variáveis selecionadas. Concluiu-se que é baixo o padrão de vida das pessoas beneficiadas com água dessalinizada, pois metade das famílias tem renda mensal entre um e menos de dois salários mínimos. A grande maioria tem baixo nível de escolaridade e possui fossa séptica em casa. Apenas cerca de um quinto das famílias utilizam água potável e acima da metade utilizam água salobra, enquanto que um terço usam, com freqüência, água poluída de açude. Dentre as fontes de abastecimento de água para consumo das famílias pesquisadas, em ordem decrescente de importância, destacam-se os dessalinizadores, açudes e cisternas. É elevado o percentual de famílias que apenas coam num pano a água utilizada para beber. As condições pecárias de manutenção vêm impedindo os aparelhos dessalinizadores de proporcionar maiores benefícios à população. Como benefícios gerados pelos dessalinizadores, foram apontados a facilidade de acesso a água de boa qualidade, melhora da saúde da comunidade e a redução do problema de falta d´água. Um quinto dos entrevistados acreditam ter ocorrido maiores problemas de doenças na família, em decorrência do consumo de água, antes da instalação do dessalinizador, 69,23% não viram diferença e 11,54% preferiram não opinar. A maioria acredita ter diminuído a freqüência ao posto de saúde, após a instalação do dessalinizador. A gripe e a diarréia continuam se apresentando como sendo as doenças de maiores incidências nas comunidades pesquisadas. Apesar da grande utilização de água inadequada para o consumo humano, pois nem sempre a água dessalinizada estava disponível, a expectativa de vida se manifestou relativamente elevada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5040
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_rtcamposa.pdf138,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.