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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50335
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Geraldo Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T14:48:25Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T14:48:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Geraldo Augusto. As formas no Cancioneiro geral de Garcia de Resende: tradição e inovações. Convergência Lusíada. n.28 p.40-58, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50335 | - |
dc.description.abstract | Garcia de Resende’s Cancioneiro geral presents a remarkable characteristic regarding the productions of the XV-XVI centuries: the form. The Portuguese court poets dedicated themselves to the formal structure of their poems with appreciation and acuteness. The forms they devoted themselves bring much of the tradition, but mainly innovations that anticipate future literary aesthetics. It is possible to clearly identify in the Resende’s Cancioneiro at least six molds to express the poetic contents in each genre. The forms that frame the 880 poems of the Resendian compilation are the balada, the cantiga, the esparsa, the poem of mixed forms, the trova and the vilancete. In this study, I expose the characteristic of each one of them, observing its origin and development during the Portuguese Humanism, transition from Middle Ages to Modernity | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Convergência Lusíada | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Poemas | pt_BR |
dc.title | As formas no Cancioneiro geral de Garcia de Resende: tradição e inovações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Cancioneiro geral de Garcia de Resende apresenta uma característica marcante quanto às produções dos séculos XV-XVI: a forma. Os poetas palacianos portugueses dedicaram-se à estrutura formal de seus poemas com apreço e agudeza. As formas a que se dedicaram trazem muito da tradição, mas principalmente inovações que antecipam as estéticas literárias futuras. Podem-se identificar claramente no Cancioneiro de Resende pelo menos seis moldes em que os poetas exprimem os conteúdos poéticos conforme o gênero. As formas que molduram os 880 poemas da compilação resendiana são a balada, a cantiga, a esparsa, o poema de formas mistas, a trova e o vilancete. Neste estudo, exponho a característica de cada uma delas, observando sua origem e desenvolvimento durante o Humanismo português, transição da Idade Média para a Modernidade | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
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