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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRoberto, Felipe Maciel-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Igor Mendes de-
dc.date.accessioned2020-02-27T12:27:40Z-
dc.date.available2020-02-27T12:27:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonio Igor Mendes de. Uso de blockchain para mitigar o efeito chicote em cadeia de suprimentos. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50324-
dc.description.abstractThis paper shows a way of using blockchain to mitigate the bullwhip effect in the supply chain. The bullwhip effect can lead to excess inventory investment, low customization of services, loss of sales, downtime of the transportation industry among other problems. It is necessary, an effective way to mitigate the problem and smooth the losses in the market. For this was developed a beer game simulator with the help of blockchain to store the data and transactions during the game. The simulator was developed with two modes, one in which it is possible to recover data from the blockchain to help with demand forecasting and the other way in which blockchain data can not is possible to recover data. Experiments were carried out with two profiles of users, a profile was of users who had no experience with beer game and another group with users who had experience with beer game. In each experiment the users played a game without the aid of blockchain to carry out forecast of demand and another match with the aid of blockchain. The results showed that in 3 of the 4 groups that used the simulator, there was a decrease in the problems caused by the bullwhip effect, which leads to the conclusion that blockchain is a good tool to aid in the sharing of information in supply chains and to help mitigate the bullwhip effect.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectEfeito Chicotept_BR
dc.subjectBlockchainpt_BR
dc.subjectJogo da Cervejapt_BR
dc.titleUso de blockchain para mitigar o efeito chicote em cadeia de suprimentospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorAragão Junior, Dmontier Pinheiro-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho mostra uma maneira de como se pode utilizar blockchain para mitigar o efeito chicote em cadeia de suprimentos. O efeito chicote pode levar a um excesso de investimento em estoque, baixa customização de serviços, perda de vendas, inatividade do setor de transporte entre outros problemas. Fazendo-se necessário, uma maneira eficaz de mitigar o problema e suavizar os prejuízos no mercado. Para isso foi desenvolvido um simulador de jogo da cerveja que conta com o auxilio de blockchain para armazenar os dados e as transações durante o jogo. O simulador foi desenvolvido com dois modos, um na qual é possível recuperar dados da blockchain para auxiliar na previsão de demanda e o outro modo na qual não é possível recuperar dados da blockchain. Experimentos foram realizados com dois perfis de usuários, um perfil era de usuários que não possuíam experiência com jogo da cerveja e outro grupo com usuários que possuíam experiência com jogo da cerveja. Em cada experimento os usuários jogavam uma partida sem o auxílio da blockchain para realizar previsão de demanda e outra partida com o auxílio da blockchain. Os resultados mostraram que em 3 dos 4 grupos que usaram o simulador, houve uma diminuição nos problemas causados pelo efeito chicote, o que leva a conclusão que a blockchain é uma boa ferramenta para auxiliar no compartilhamento de informações em cadeias de suprimentos e ajudar a mitigar o efeito chicote.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

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