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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tineu, Rogério | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T18:57:27Z | - |
dc.date.available | 2020-02-26T18:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TINEU, Rogerio. O jovem negro e o ensino superior: conflito e consciência social em um estudo para a cidade de São Paulo. Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 10, n. 2, p. 159-187, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50317 | - |
dc.description.abstract | On the one hand, the article presents the evolution of university education and the construction of the minimum conditions for black and poor individuals to get to university and, on the other hand, as a result of this new reality, racial conflicts arise within the university, which would be expected, because Brazilian society is hierarchized and structured by racism. Most of these young black students live in conditions of socioeconomic inequality; the university is seen as an opportunity for social mobility by creating possible inclusion and sociability conditions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Passagens | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | População negra | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.title | O jovem negro e o ensino superior: conflito e consciência social em um estudo para a cidade de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo busca apresentar, por um lado, a evolução do ensino superior e a construção das condições mínimas para que os indivíduos negros e pobres conseguissem chegar à universidade e, por outro lado, como fruto dessa nova realidade, surgem conflitos raciais dentro da universidade o que seria de se esperar, pois a sociedade brasileira é hierarquizada e estruturada pelo racismo. A maioria desses jovens estudantes negros vive em condições de desigualdade socioeconômica; a universidade é vista como oportunidade à mobilidade social ao criar possíveis condições de inclusão e sociabilidade. | pt_BR |
dc.title.en | Young black and University education: conflicts and social awareness in a study for the City of São Paulo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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