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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50313
Tipo: | Dissertação |
Título: | Direitos humanos e transexualidade: a educação como luta contra a (psico)patologização |
Título em inglês: | Human rights and transsexuality: education as a fight against psycho(pathologization) |
Autor(es): | Barbosa, Rafaelly Rocha Lima |
Orientador: | Lima, Aluísio Ferreira |
Palavras-chave: | Direitos Humanos;Transexualidade;Teoria Crítica do Direito;Educação em Direitos Humanos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | BARBOSA, Rafaelly Rocha Lima. Direitos humanos e transexualidade: a educação como luta contra a (psico)patologização. 2019.131f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza(CE), 2019. |
Resumo: | Desde o inicial momento de sua vida, o ser humano é constituído com base em uma realidade que preconiza o sexo biológico como determinante dos papeis de gênero que este deve assumir, caracterizando assim uma sociedade binária. Contudo, há corpos, sujeitos, que rompem com esses ideais heteronormativos e patriarcais, que os subvertem, estes são os transgêneros. E, pesquisar sobre eles, é, inicialmente saber que, a partir de uma construção social, eles são colocados como vidas que valem menos, como abjetos. E é exatamente por se encontrar nessa posição que são passíveis de sofrer as mais variadas formas de violência, onde se pode citar: psicopatologização de sua identidade de gênero; abandono familiar; dificuldade de inserção no mercado de trabalho; transfobia; entre outros. Desta forma, o presente trabalho, busca analisar, historicamente, a partir de uma pesquisa documental - embasada na teoria dos Direitos Humanos, e em leis, portarias, normas e resoluções de órgãos governamentais e dos conselhos federais de psicologia e medicina – como ocorreu a positivação dos direitos das pessoas trans. Contudo, também se propõe a compreender esse processo documental a partir de uma visão crítica, com base na Teoria Crítica do Direito, questionando que a positivação de direitos não assegura direitos, ou seja, existe um longo percurso para efetivamente se garantir o que é pregado nas legislações. Por fim, se dedica a temática da Educação em Direitos Humanos como uma possibilidade de superação da realidade brasileira opressora e desigual. |
Abstract: | From the very beginning of his life, the human being is constituted based on a reality that advocates biological sex as a determinant of the gender roles it must assume, thus characterizing a binary society. However, there are bodies, subjects, that break with these heteronormative and patriarchal ideals, which subvert them, these are the transgender. To research about them is initially to know that from a social construct they are placed as worthless lives, as abjects. And it is precisely because they are in this position that they are likely to suffer the most varied forms of violence, such as: psychopathologization of their gender identity; family abandonment; difficulty in entering the labor market; transphobia; among others. Thus, the present work seeks to analyze, historically, from a documentary research - based on the theory of Human Rights, and on laws, ordinances, norms and resolutions of government agencies and federal councils of psychology and medicine - as occurred positivization of the rights of transgender people. However, it also proposes to understand this documentary process from a critical view, based on the Critical Theory of Law, questioning that the positivization of rights does not guarantee rights, that is, there is a long way to effectively ensure what is preached in the legislations. Finally, is dedicated to the theme of Human Rights Education as a possibility of overcoming the oppressive and unequal Brazilian reality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50313 |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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