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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Maria dos Remédios-
dc.contributor.authorInácio, Francisco Ailson Carlos-
dc.date.accessioned2020-02-21T18:53:06Z-
dc.date.available2020-02-21T18:53:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationINÁCIO, Francisco Ailson Carlos. Gestão democrática na escola pública: retrato da atuação do Conselho Escolar em uma escola pública estadual. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, tauá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50307-
dc.description.abstractThe democratic management in the public school is gaining prominence in the news, happening through the imposition of Collegiate School in educational spaces. Established by current federal legislation, is the result of a long period of struggles and demands of various segments of society. Advocated by theorists and researchers as Gadotti (2013), Luck (2000), Medeiros (2003), among others, democratic management is seen as an alternative to the required transformation and social development. Seeking to analyze how the democratic management occurs in practice, the research aims to analyze the role of the School Board for the democratization of the public schools. Join , that although there is in fact in educational institutions , the School Boards do not always work effectively , because some of its members even unaware of the functions and purposes of such Board. Join , however, that despite the ineffective functioning of the college in all institutions , this organ is the safest for the decentralization of educational management bridge because it enables the participation of representatives of all segments of the educational system .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleGestão democrática na escola pública: retrato da atuação do Conselho Escolar em uma escola pública estadualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA gestão democrática na escola pública vem ganhando destaque na atualidade, ocorrendo por meio da instituição de Colegiados Escolares nos espaços educativos. Instituída pela Legislação Federal atual, é fruto de um longo período de lutas e reivindicações de vários segmentos da sociedade. Defendida por teóricos e pesquisadores como Gadotti (2013), Luck (2000), Medeiros (2003), dentre outros, a gestão democrática é apontada como alternativa necessária para a transformação e o desenvolvimento social. Buscando analisar como ocorre a gestão democrática na prática, a pesquisa objetiva analisar o papel do Conselho Escolar para a democratização das escolas públicas. Registra-se, que embora exista de fato nas instituições educativas, os Conselhos Escolares nem sempre atuam de maneira efetiva, pois alguns dos seus membros chegam a desconhecer as funções e finalidades de tal colegiado. Registra-se, porém, que apesar do não funcionamento efetivo do colegiado em todas as instituições, esse órgão é a ponte mais segura para a descentralização da gestão educativa, pois possibilita a participação de representantes de todos os segmentos do sistema educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia

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