Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHolanda, Rochelly Rodrigues-
dc.contributor.authorLavor Filho, Tadeu Lucas de-
dc.contributor.authorAntunes, Deborah Christina-
dc.date.accessioned2020-02-21T16:18:30Z-
dc.date.available2020-02-21T16:18:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationHOLANDA, R. R. ; LAVOR FILHO, T. L. de ; ANTUNES, D. C. Indústria cultural e (semi)informação: Mídias sociais e fake news nos entornos da política brasileira. Id on Line Rev. Mult. Psic., v. 13, n. 46, p. 262-276, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-1179-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50274-
dc.description.abstractThe human condition remains in vogue in the contemporary world, since the debate about its social construction reveals the metamorphosis of the civilized man. In a modernity permeated by ubiquitous media and technologies at the same time circumscribed in the dictates of science, which the modern subject is constituted. The Psychoanalysis presents in the concept of malaise as an apparatus the conditions of civilization to the helplessness of modern man. Through psychoanalytic and sociological conceptions, this theoretical essay aims to seek connections and ruptures between the conditions of modern man and malaise in living in the collectivity in the Information Age.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherId Online : Revista de Psicologiapt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.titleIndústria cultural e (semi)informação: mídias sociais e fake news nos entornos da política brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a influência das fake news na conjuntura política brasileira, partindo da notícia de que o responsável por sites relacionados a notícias falsas teria recebido verba paga por um parlamentar brasileiro. Mediante análise da referida notícia, bem como das nuances que a relacionam com as páginas mais relevantes (no que diz respeito a política) no Facebook, são elaboradas discussões sobre a produção/manipulação da informação enquanto componente sistemático da Indústria Cultural, conceito abordado por Adorno e Horkheimer em sua Dialética do Esclarecimento.pt_BR
dc.title.enCultural industry and (semi) information: social media and fake news in the Brazilian politicspt_BR
Aparece nas coleções:MPSF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_rrholanda.pdf378,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.