Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorRocha, Lara Braide-
dc.date.accessioned2020-02-17T18:31:18Z-
dc.date.available2020-02-17T18:31:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationROCHA, L. B. Avaliação dos atributos que influenciam a escolha veicular para o transporte urbano de cargas: uma análise da distribuição de produtos alimentícios. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50153-
dc.description.abstractThe objective of this work is to evaluate the influence of the supply chain of food products and of a specific urban area in the choice of attributes in the vehicular decision for the urban transportation of cargo. For this, we applied pre-declared research to beverage and food transporters in the Metropolitan Region of Fortaleza, because they represent 40% of the urban freight movement in the study area. After that, utility functions were generated with attributes related to the vehicle and the trip, using the software Logit Model with Conditional Probability. The purpose was to understand the influence of each attribute in the choice of commercial vehicle in the food sector of the Metropolitan Region of Fortaleza. The next step was to compare the decision behavior obtained for this sector and for this urban area with a model for transportation of food products in several urban areas of Brazil and with a model found in the literature of choice of attributes for the decision of the type of vehicle that moves all types of goods in urban areas of Brazil. From these analyzes, it was possible to better understand the phenomenon of choice of attributes for the urban vehicular decision. It was noticed that the specificities of the different urban zones of Brazil are not preponderant in this decision. In addition, there was no evidence to affirm that the food supply chain has preferences that differ widely from those expressed in a general model covering general product carriers in concern to the factors for the choice of the urban commercial vehicle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectAlimentos - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectVehicle choicept_BR
dc.subjectFood supply chainpt_BR
dc.titleAvaliação dos atributos que influenciam a escolha veicular para o transporte urbano de cargas: uma análise da distribuição de produtos alimentíciospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse trabalho é avaliar a influência da distribuição de produtos alimentícios e de uma área urbana específica na escolha de atributos de decisão veicular para o transporte urbano de carga. Para isso, foram aplicadas pesquisas de preferência declarada a transportadores de bebidas e alimentos na Região Metropolitana de Fortaleza, por representarem 40% da movimentação de mercadorias na área de estudo. Depois disso, foram geradas funções utilidade com atributos relacionados ao veículo e a viagem, por meio do modelo Logit com Probabilidade Condicional. O intuito era entender a influência de cada atributo na escolha do veículo comercial no setor alimentício da Região Metropolitana de Fortaleza. O próximo passo foi comparar o comportamento de decisão obtido para esse setor e essa área urbana com um modelo para transporte de produtos alimentícios em várias zonas urbanas do Brasil e com um modelo encontrado na literatura de escolha de atributos para a decisão do tipo de veículo que movimenta todos os tipos de mercadorias em áreas urbanas do Brasil. A partir dessas análises, foi possível compreender melhor o fenômeno de escolha de atributos para a decisão veicular urbana. Percebeu-se que as especificidades das diferentes zonas urbanas do Brasil não são preponderantes nessa decisão. Além disso, não houve indícios para afirmar que a cadeia de suprimentos de produtos alimentícios possui preferências muito divergentes daquelas manifestadas em um modelo geral que abrange transportadores de produtos em geral no que concerne aos fatores para a escolha do veículo comercial urbano.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_lbrocha.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.