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dc.contributor.authorSilva, Rafael Bianchi-
dc.contributor.authorGastaldi, Renata Maioli Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-02-17T13:54:47Z-
dc.date.available2020-02-17T13:54:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Bianchi; GASTALDI, Renata Maioli Rodrigues. Notas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de suas obras cinematográficas. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 156-165, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (versão on line)-
dc.identifier.issn0102-1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50149-
dc.description.abstractThis article aims to discuss masculinity from a scientific discourse, taking the biological point of view as the background of the birth of modern science and morality, and also aims to understand how such scores served as a foundation for the construction of masculine which is present today. We use as instruments of analysis the notes of the films Marie Antoinette and The Smile of Monalisa, which demonstrate the historically sedimented values ​​of a modern era being shaken. In this sense, this is a show the body as a defining mark of identity. It is concluded that rethinking the masculine by this way implies to analyze its relation with the biological discourse present in the construction of the masculinity and its effects still today in the society of the XXI century. The possible breakdown of the paradigm happened gradually, offering a new place for the masculine to exist, allowing man to be able to make his own choices of identity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.subjectPapéis sociaispt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleNotas sobre o masculino no discurso da modernidade a partir de suas obras cinematográficaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa discorrer sobre a masculinidade a partir de um discurso científico, tendo o ponto de vista biológico como um pano de fundo do nascimento da ciência e da moral moderna e também compreender como tais pontuações serviram de alicerce para a construção do masculino que se faz presente hoje. Utilizamos como instrumentos de análise apontamentos dos filmes Maria Antonieta e O Sorriso de Monalisa que demonstram valores historicamente sedimentados de uma época moderna sendo abalados. Neste sentido, tem-se o corpo como uma marca definidora de identidade. Conclui-se que repensar o masculino por essa via implica analisar a relação deste com o discurso biológico presente na construção da masculinidade e que produz efeitos ainda hoje na sociedade do século XXI. A possível quebra de paradigma aconteceu aos poucos ofertando um novo lugar para o masculino existir, possibilitando que o homem seja capaz de fazer suas próprias escolhas de identidade.pt_BR
dc.title.enNotes on the masculine in the discourse of modernity from two cinematographic workspt_BR
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