Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50098
Tipo: Dissertação
Título: 0 conviver dos familiares de crianças com deficiência visual
Autor(es): Cardoso, Maria Vera Lúcia M. Leitão
Orientador: Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
Palavras-chave: Transtornos da Visão;Criança;Teoria de enfermagem;Família
Data do documento: 1997
Citação: CARDOSO, M. V. L. M. L. 0 conviver dos familiares de crianças com deficiência visual. 1997. 89 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997.
Resumo: A deficiência visual, encontra-se presente em todos os países, e o número de pessoas cegas evolui a cada ano. Dentre essas pessoas, encontra-se a criança, em ser indefeso, que necessita do apoio e carinho de todas as pessoas que lhe cerca. Essa assistência está interligada com a família e os serviços de estimulação precoce, os quais se apresentam como um elo para a integração da criança na sociedade. Este estudo de abordagem qualitativa, objetivou compreender o conviver dos familiares de crianças deficientes visuais. A amostra constou de cinco famílias de crianças atendidas no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP),em Fortaleza. Todo o processo metodológico foi desenvolvido dentro da Teoria Humanista de Enfermagem de Paterson e Zderad, seguindo-se suas etapas a saber: Preparação para o vir a conhecer, Conhecendo o Outro Intuitivamente, Conhecendo o Outro Cientificamente, Síntese Complementar do Conhecimento dos Outros e Sucessão do “Nós” para o Único Paradoxal. Foram utilizados os conceitos de Homem caracterizado como a criança com deficiência visual e sua família; Enfermagem correspondendo ao processo de relação EU-TU entre a pesquisadora e as crianças e familiares, a relação EU-ISSO quando a pesquisadora analisa a temática na ótica das relações entre crianças e familiares; o NÓS, refletindo a verdadeira comunhão entre criança, a família e a pesquisadora. O Meio Ambiente caracterizado pelo NUTEP enquanto espaço físico e social e a vida familiar considerada como um ambiente de relações. Foi utilizada a observação participante e entrevista com a questão norteadora do estudo, e um diário de campo. A análise interpretativa das falas enfocou as relações EU-TU nas quais emergiram as temáticas crescimento e desenvolvimento e estimulação no lar; as relações EU- ISSO com as temáticas diagnóstico e tratamento; e as relações NÓS mostrando o espírito de comunhão, ou seja, a verdadeira doação dos familiares.
Abstract: The visual deficiency, meets present in all lhe countries, anel the number of blind people develops to every year. Between those people, he/she meets the child, a defenseless being, that needs the support and all the people's affection that it suiTounds it. That attendance is interlinked with the family and the Services of precocious stimulation, which corne as a link for the child's integratíon in the society. This study of qualitative approach, objectified to understand living together of the visual faulty children’s relatives. The sample consisted of five families of children assisted in the Nucleus of Treatment and Precocious Stimulation (NUTEP), in Fortaleza. The whole methodological process was developed inside of the Humanist Theory of Nursing of Paterson and Zderad, being followed its stages to know: Preparatíon for coming to know, Knowing the Other Intuitively, Knowing the Other Scientifically, Complementai Synthesis of the Knowledge of the Other ones and Succession of the "We" for the Only Paradoxical. Man's concepts characterized as the child with visual deficiency and its family were used; Nursing corresponding to the relationship process l-YOU between the researcher and the children and family, the relationship PTHAT when the researcher analyzes the thematic in the optícs of the relationships among children and family; the US, reflectíng the true communíon among child, the family and the researcher. The environment characterized by NUTEP while physical and social space and the family life considered as an atmosphere of relationships. The participant observation was used and the interview with the orietate question of the study, and a field newspaper. The interpretatíve analysis of the speeches focused the relationships PYOU in which the thematic growth and development and stimulation emerged in the hearth; the relationships I- THAT with the thematic diagnosis and treatment; and the relationships US showing the communion spírit, that is to say, the relatives’ true donation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50098
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_mvlmlcardoso.pdf5,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.