Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T17:31:54Z | - |
dc.date.available | 2020-02-14T17:31:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará.Discursos fotográficos, Londrina, v.13, n.22, p.107-127, jan./jul. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-7939 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50089 | - |
dc.description.abstract | The present paper intends to investigate an important aesthetic inflection on the cearense photography: the emergency of the city as a dispositive, as a privileged theme, a topological category. Dialoguing with the works of Benjamin, Certeau, Rancière, it interests us to propose here an analysis that interweave the aesthetics and political dimensions of photography. It is a question of thinking what the photographic image can do beyond the abusive transformation through which cities such as Fortaleza pass today. How could it intervene on the urban space, reconfiguring the sensitive territories, pointing to the new forms of living and dwelling together? Therefore, we propose a theoretical and analytical intersection with the essay Gente no Centro (2011), by Silas de Paula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Discursos fotográficos | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Urbana | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo procura investigar uma inflexão estética importante na fotografia cearense: a emergência da cidade como dispositivo, como um tema privilegiado, uma categoria topológica. Dialogando com os trabalhos de Benjamin, Certeau e Rancière, nos interessa propor aqui uma análise que entrelaça as dimensões estética e política da fotografia. Trata-se de pensar o que pode a imagem fotográfica diante das transformações abusivas pelas quais passam hoje cidades como Fortaleza? Como ela poderia intervir no espaço urbano, reconfigurando os territórios sensíveis, apontando para novas formas de viver e habitar juntos? Para tanto, propomos uma interseção teórica e analítica com o ensaio Gente no Centro (2011), de Silas de Paula.. | pt_BR |
dc.title.en | Insurgent images: notes on urban photography in Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ogreisfilho.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.