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dc.contributor.authorDourado, Maira Prieto Bento-
dc.date.accessioned2020-02-06T13:15:31Z-
dc.date.available2020-02-06T13:15:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationDOURADO, Maira Prieto Bento. Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 249-266, nov. 2019/fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49879-
dc.description.abstractThis paper intends to bring to the scene reflections on the development of the child in the historical horizon of a decolonial Brazil, using hermeneutics as an interpretative practice of reading, and proposes a comprehensive dialogue between decolonial thought and phenomenology. The Existential Phenomenological perspective contributes to think of the child as being in-the-world, breaking with the child scrutinized by the theories of child development. Postcolonial and decolonial studies have proposed to investigate the historical sense in which we are developing criticism of a Eurocentric model originated within the political, economic and social crises. The invisibility of difference prevents us from focusing on the subject that is constantly revealed, thinking about a child from his or her culture, promotes human rights, rules and public policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectDecolonialismopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.titleNa América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vidapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo pretende trazer à cena reflexões sobre o desenvolvimento da criança no horizonte histórico de um Brasil decolonial, utilizando a hermenêutica como prática interpretativa de leitura, e propõe-se um diálogo compreensivo entre o pensamento decolonial e a Fenomenologia. A perspectiva Fenomenológico-Existencial contribui para pensar a criança como ser-no-mundo, rompendo com a criança esquadrinhada pelas teorias do desenvolvimento infantil. Estudos póscoloniais e decoloniais propuseram investigar o sentido histórico, no qual estamos desenvolvendo críticas a um modelo eurocêntrico originadas no interior das crises políticas, econômicas e sociais. A invisibilidade da diferença impede de se debruçar sobre o assunto que se revela constantemente: pensar numa criança a partir da sua cultura promove direitos humanos, regras e políticas públicas.pt_BR
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