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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49879
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dourado, Maira Prieto Bento | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T13:15:31Z | - |
dc.date.available | 2020-02-06T13:15:31Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Maira Prieto Bento. Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 249-266, nov. 2019/fev. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49879 | - |
dc.description.abstract | This paper intends to bring to the scene reflections on the development of the child in the historical horizon of a decolonial Brazil, using hermeneutics as an interpretative practice of reading, and proposes a comprehensive dialogue between decolonial thought and phenomenology. The Existential Phenomenological perspective contributes to think of the child as being in-the-world, breaking with the child scrutinized by the theories of child development. Postcolonial and decolonial studies have proposed to investigate the historical sense in which we are developing criticism of a Eurocentric model originated within the political, economic and social crises. The invisibility of difference prevents us from focusing on the subject that is constantly revealed, thinking about a child from his or her culture, promotes human rights, rules and public policies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.subject | Decolonialismo | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Heidegger, Martin, 1889-1976 | pt_BR |
dc.title | Na América decolonial: crianças ou infâncias? Uma interrogação sobre a teorização da fase inicial da vida | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo pretende trazer à cena reflexões sobre o desenvolvimento da criança no horizonte histórico de um Brasil decolonial, utilizando a hermenêutica como prática interpretativa de leitura, e propõe-se um diálogo compreensivo entre o pensamento decolonial e a Fenomenologia. A perspectiva Fenomenológico-Existencial contribui para pensar a criança como ser-no-mundo, rompendo com a criança esquadrinhada pelas teorias do desenvolvimento infantil. Estudos póscoloniais e decoloniais propuseram investigar o sentido histórico, no qual estamos desenvolvendo críticas a um modelo eurocêntrico originadas no interior das crises políticas, econômicas e sociais. A invisibilidade da diferença impede de se debruçar sobre o assunto que se revela constantemente: pensar numa criança a partir da sua cultura promove direitos humanos, regras e políticas públicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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