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dc.contributor.advisorNatividade, Marcelo Tavares-
dc.contributor.authorMartins, Erlane Muniz de Araújo-
dc.date.accessioned2020-02-05T14:02:40Z-
dc.date.available2020-02-05T14:02:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARTINS, Erlane Muniz de Araújo. Por uma educação antirracista: análise de experiências sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na CREDE 3/Acaraú-CE. 2019. 210f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49849-
dc.description.abstractThis research evaluates the effectiveness of the Law 10.639/03 (It establishes the obligation to teach “Afro-Brazilian History and Culture”) in state schools under the 3rd Regional Coordination of Education Development. It aimed to analyze the relationships between the implementation of the Law and the evidence of diminishing racial prejudice in schools. The approach is qualitative using as methods: inspiration in the methodology of in-depth evaluation proposed by Rodrigues (2008); in the methodological dimension of Cardoso de Oliveira (1996); Silva e Silva (2013); document analysis; semi-structured and in-depth interview and participant observation (ethnographic essay). The field of study was limited to: the municipality of Acaraú, in a school that offers full-time education; the municipality of Cruz with the SME and in Fortaleza SEDUC and CEPPIR. The surveyed population included teachers, students, coordinators and technicians. For this research, the steps were: construction of the theoretical framework; definition of analytical categories: public policies of racial equality in Brazil, ethnic-racial diversity in education, programs and guiding references in the implementation of the Law 10.639/03, effectiveness of the Law in Schools and the Caravan of Afro-Brazilian Culture; then documentary analysis; later the elaboration of the content, context and trajectory of the policy being studied; and finally the field research. The results pointed to the understanding that the Law 10.639/03 in its implementation process, although known to many professionals in the research field, there is still evidence of a punctual work in some high school subjects and a further deepening in the area of human sciences. We also evaluate that in schools where the implementation of the Law occurs as directed by the guiding documents for the implementation of this public policy, there is a greater involvement of students and teachers in the work to combat racial prejudice within the school and, consequently, the reduction of atitudes of racism. It was also noted that there is a need for greater scope in the school curriculum with the theme, a better systematization in the work with teacher training, acquisition of more teaching materials and a budget allocation for departments of education and schools that can ensure the implementation of this public policy with purposive actions and adequate conditions for full development as a state policy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePor uma educação antirracista: análise de experiências sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na CREDE 3/Acaraú-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa avalia a efetividade da Lei nº 10.639/03(estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira”) nas escolas estaduais sob abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 3. Teve o objetivo de analisar as relações estabelecidas entre a implementação da Lei e os indícios de diminuição do preconceito racial nas escolas. A abordagem é qualitativa, utilizando como métodos: inspiração na metodologia da avaliação em profundidade, proposta por Rodrigues (2008); na dimensão metodológica de Cardoso de Oliveira (1996); de Silva e Silva (2013); análise documental; entrevista semiestruturada e em profundidade e observação participante (ensaio etnográfico). O campo de estudo delimitou-se: ao município de Acaraú, em uma escola que oferta ensino integral; ao município de Cruz com a SME e em Fortaleza na SEDUC e na CEPPIR. A população pesquisada incluiu professores, alunos, coordenadores e técnicos. Para esta pesquisa seguiram-se as etapas: construção do referencial teórico; definição das categorias analíticas: políticas públicas de igualdade racial no Brasil, diversidade étnico-racial na educação, programas e referencias norteadores na implementação da Lei nº 10.639/03, efetividade da Lei nas Escolas e Caravana da Cultura Afro-brasileira; em seguida análise documental; posteriormente a elaboração do conteúdo, contexto e trajetória da política em estudo; e finalmente a pesquisa de campo. Os resultados apontaram para a compreensão de que a Lei nº 10.639/03 no seu processo de implementação, embora conhecida por muitos profissionais do campo de pesquisa, ainda há indícios de um trabalho pontual em algumas disciplinas do ensino médio e um aprofundamento maior na área de ciências humanas. Avaliamos ainda que nas escolas onde a implementação da Lei ocorre como orientam os documentos norteadores de implementação dessa política pública, verifica-se um maior envolvimento dos alunos e professores no trabalho de combate ao preconceito racial dentro da escola e, consequentemente, a diminuição de atitudes de racismo. Constatou-se ainda que haja a necessidade de uma maior abrangência no currículo escolar com a temática, uma melhor sistematização no trabalho com a formação de professores, aquisição de mais materiais didáticos e uma dotação orçamentária para secretarias de educação e escolas que possam garantir uma implementação dessa política pública com ações propositivas e condições adequadas para o pleno desenvolvimento como política de Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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