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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidal, Gabriela Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Zanette de-
dc.contributor.authorVitorio, Janaina Damasio-
dc.contributor.authorGalvane, Fabia Alberton da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-05T12:48:47Z-
dc.date.available2020-02-05T12:48:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIDAL, Gabriela Pereira; OLIVEIRA, Fernanda Zanette de; VITORIO, Janaina Damasio; GALVANE, Fabia Alberton da Silva. Mulheres negras do Sul Catarinense: os sentidos atribuidos a suas vivências de escolarização. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 159-194, nov. 2019/fev. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49840-
dc.description.abstractThis research sought to know the subjective meanings attributed to the schooling process by black women in southern Santa Catarina. Among ethnic-racial and gender issues, the search for equality emerges as thematic, especially in educational spaces such as schools and universities. It is a field research, qualitative of exploratory nature. In this research were interviewed ten black women of an association related to the black movement of the city researched. As a result, the interviewees reported experiencing prejudice at school and in the community, as well as difficulties in continuing their studies due to low family income. At the same time, they pointed outthe importance of schooling in their life histories, above all, asa way of social ascension-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSanta Catarina- mulheres negraspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMulheres negras do Sul Catarinense: os sentidos atribuidos a suas vivências de escolarizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa buscou conhecer os sentidos subjetivos atribuí- dos ao processo de escolarização por mulheres negras no sul catarinense. Em meio a questões étnico-raciais e de gênero, a busca pela igualdade surge como temática, sobretudo em espa- ços educativos, como escolas e universidades. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa de cunho exploratório. Nesta pesquisa foram entrevistadas dez mulheres negras de uma asso ciação relacionada ao movimento negro da cidade pesquisada. Dentre os pontos discutidos na análise, destaca-se que, as en trevistadas relataram ter vivenciado o preconceito na escola e na comunidade, além de dificuldades em dar continuidade aos estudos por conta da baixa renda familiar. Ao mesmo tempo, apontaram a importância da escolarização em suas histórias de vidas, sobretudo, como via de ascensão social.pt_BR
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