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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Alisson Barbosa de-
dc.contributor.authorBezerra, Wagner Luiz Braga-
dc.date.accessioned2020-02-04T19:09:13Z-
dc.date.available2020-02-04T19:09:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBEZERRA, Wagner Luiz Braga. Uma solução de inferência de culpabilidade em cenários de acidentes de trânsito por meio de vanets. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49830-
dc.description.abstractTraffic accidents are common facts amid the large number of vehicles fighting for space on public roads. It can be observed that questions directed to who is to blame for the collision also became common generating costs due to the need for technical expertise at the accident sites, legal disputes and various other disorders. Taking this reality into account, this paper seeks to perform an analysis and create a solution that assists in solving these problems, pointing out the cause of the collision. Once the guilt inference is made, the means of communication are presented in VANETs to send the data to ensure that the information is sent, regardless of where the vehicles may be. Based on forensic methods that allow accurate reconstruction of rear and side collisions, algorithms are defined to infer guilt in these scenarios using data generated by simulators. Observing the same scenarios is made an analysis of expert opinion, which perform an evaluation through images, videos and multiple choice questionnaire. A comparison of the results obtained is performed. Through comparison it can be seen that the inference of guilt with accurate information is possible through the proposed solution. It can also be verified, by applying the algorithms, that there are more important factors than others in defining blame in different types of collisions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectCulpabilidadept_BR
dc.subjectRedes ad-hoc veicularespt_BR
dc.titleUma solução de inferência de culpabilidade em cenários de acidentes de trânsito por meio de vanetspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAcidentes de trânsito são fatos corriqueiros em meio ao grande número de veículos lutando por espaço nas vias públicas. Pode-se observar que questões direcionadas a quem é o culpado pela colisão também passaram a ser comuns gerando custos pela necessidades de perícias técnicas nos locais dos acidentes, disputas judiciais e diversos outros transtornos. Levando em conta esta realidade este trabalho busca realizar uma análise e criar uma solução que auxilia na resolução destes problemas, apontando o causador da referida colisão. Feita a inferência de culpa apresenta-se o meio de comunicação em VANETs para envio dos dados a fim de garantir que a informação seja enviada, independentemente de onde os veículos possam estar. Tendo como base métodos de perícia forense que permitem realizar um precisa reconstrução de colisões traseiras e colisões laterais, são definidos algoritmos para inferir a culpa nestes cenários utilizando-se de dados gerados por meio de simuladores. Observando os mesmos cenários é feita uma análise do parecer de especialistas, que realizam uma avaliação por meio de imagens, vídeos e questionário de múltipla escolha. É realizada uma comparação dos resultados obtidos. Através da comparação pode-se perceber que a inferência de culpa munida de informações precisas é possível através da solução proposta. Pode-se verificar também, por meio da aplicação dos algoritmos, que existem fatores mais importantes que outros na definição de culpa em diferentes tipos de colisão.pt_BR
Aparece nas coleções:REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias

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