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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de gerontecnologia educacional tridimensional interativa para prevenção de quedas em idosos
Autor(es): Maia, Juliana Cunha
Orientador: Coutinho, Janaina Fonseca Victor
Palavras-chave: Enfermagem;Promoção da Saúde;Idoso;Tecnologia Educacional;Acidentes por Quedas;Saúde do Idoso
Data do documento: 28-Jan-2020
Citação: MAIA, J. C. Desenvolvimento de gerontecnologia educacional tridimensional interativa para prevenção de quedas em idosos. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49809. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: Objetivou-se desenvolver uma gerontecnologia educacional interativa para prevenção de quedas em idosos. Estudo descritivo de desenvolvimento de gerontecnologia do tipo maquete, dividido em três etapas: 1. Desenvolvimento da tecnologia através de Revisão Sistemática da Literatura e Diagnostico Situacional; 2. Avaliação por juízes quanto aos objetivos, organização, estrutura, usabilidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia; 3. Avaliação por idosos da aparência, usabilidade, característica motivacional e satisfação, sendo empregado ainda o Modelo de Promoção da Saúde (MPS), em que foram utilizadas questões relacionadas aos componentes (Características e Experiências Individuais e Sentimentos e Conhecimentos acerca do Comportamento Específico). A análise dos dados ocorreu por mensuração da proporção de concordância dos avaliadores (juízes e idosos) considerando Índice de Concordância (IC) maior ou igual a 80%. A caracterização dos participantes deu-se por estatística descritiva, testes de normalidade, considerando intervalo de confiança de 95% nas variáveis quantitativas. Foi utilizado para analise dos dados o SPSS versão 22.0. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, com parecer Nº 3.614.862. O desenvolvimento da gerontecnologia ocorreu através de revisão sistemática de literatura, que resultou em 11 artigos sobre ensaios clínicos com intervenções educacionais para prevenção de quedas e diagnóstico situacional, junto a 22 idosos participantes de um grupo de extensão vinculado a Universidade Federal do Ceará. Em seguida, elaborou-se a maquete bidimensional por uma arquiteta utilizando o software AutoCAD com a distribuição dos cômodos e andares, esta serviu de base para a elaboração da maquete tridimensional virtual através do programa SketchUp constituindo o Protótipo 1 (P1). O P1 foi avaliado por 54 juízes, sendo 30 (55,5%) enfermeiros, 10 (18,5%) fisioterapeutas, 6 (11,2%) arquitetos, 4 (7,4%) terapeutas ocupacionais, 3 (5,5%) médicos e 1 (1,9%) educador físico. Dos 54 juízes, 43 (80,0%) eram do sexo feminino, 28 (51,8%) docentes, 17 (31,4%) exerciam prática assistencial, 08 (14,8%) eram pesquisadores. Dos 38 itens avaliados, todos apresentaram concordância acima do estabelecido, com IC mínimo de 88% e máximo de 100%. As sugestões de modificações foram elencadas e acatadas, constituindo o Protótipo 2 (P2), em formato de maquete tridimensional física, com escala de 1:15 elaborado por maquetista. O P2 foi submetido a avaliação de 30 idosos participantes de instituição filantrópica, a maioria do sexo feminino, média de idade 73,3 anos, 22 (73,3%) referiram medo de cair, 17 (56,6%) referiram ter caído nos últimos 12 meses e 29 (96,6%) que seus domicílios apresentavam riscos para quedas. Todos os itens avaliados obtiveram IC maior que 80%, com mínimo de 83% e máximo de 100%. As sugestões dos idosos foram analisadas e acatadas, com o P2 sofrendo modificações e resultando no Protótipo 3 (P3), versão final. O produto dessa pesquisa se revela como ferramenta inovadora e cientificamente fundamentada, todavia, necessita de estudos de intervenção para verificar sua eficácia na prevenção de quedas. Destaca-se ainda, o impacto positivo que a demonstração interativa de medidas para prevenção de quedas no domicílio pode apresentar na promoção da saúde dos idosos e consequentemente na redução de gastos públicos, além de possibilitar a implementação de práticas diferenciadas por enfermeiros e demais profissionais junto à população idosa.
Abstract: The purpose of the study was to develop an interactive educational gerontechnology to prevent falls in the elderly. Descriptive study of the development of model-type gerontechnology, divided into three stages: 1. Development of technology through the Systematic Review of Literature and Situational Diagnosis; 2. Evaluation by judges regarding the objectives, organization, structure, usability, applicability and functionality of the technology; 3. Evaluation by the elderly of appearance, usability, motivational resource and satisfaction, and the Health Promotion Model (MPS) was also used, in which questions related to the components (Characteristics and Individual Experiences and Feelings and Knowledge and Specific Behavior) were used. An analysis of the data occurred by measuring the proportion of agreement of the evaluators (judges and elderly), considering the Agreement Index (CI) greater than or equal to 80%. A characterization of the participants provided descriptive statistics, normality tests, considering a 95% confidence interval for quantitative variables. It was used for data analysis or SPSS version 22.0. Study approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, with report number 3,614,862. The development of gerontechnology occurred after a systematic review of the literature, which resulted in 11 articles on clinical trials with educational tests for the prevention of falls and situational diagnosis, with 22 elderly participants in an extension group linked to the Federal University of Ceará. Then, create a two-dimensional package by an architect that uses AutoCAD software with distribution of rooms and floors, this basic service for the preparation of the three-dimensional virtual model package through the SketchUp program made up of Prototype 1 (P1). P1 was evaluated by 54 judges, 30 (55.5%) of whom were nurses, 10 (18.5%) of physiotherapists, 6 (11.2%) of architects, 4 (7.4%) of occupational therapists, 3 (5, 5%) doctors and 1 (1.9%) physical educator. Of the 54 judges, 43 (80.0%) were female, 28 (51.8%), 17 (31.4%) practiced assistance practice, 08 (14.8%) were researchers. Of the 38 items selected, all with above-established agreement, with a minimum CI of 88% and a maximum of 100%. As suggestions for modifications, they were listed and activated, constituting Prototype 2 (P2), in the form of a three-dimensional physical model, with a scale of 1:15 elaborated by a model maker. P2 was subjected to an evaluation of 30 elderly participants in the philanthropic institution, with an average age of female, average age of 73.3 years, 22 (73.3%) reported fear of falling, 17 (56.6%) reported having fallen in the last 12 months and 29 (96.6%) that their households presented risks for falls. All items can obtain CI greater than 80%, with a minimum of 83% and a maximum of 100%. As suggestions from the elderly were analyzed and activated, with P2 they underwent changes and resulted in Prototype 3 (P3) final version. The product of this research reveals as an innovative and scientifically grounded tool, however, the use of intervention studies to verify its effectiveness in preventing falls. It is also noteworthy that the positive impact on the demonstration of interactive measures to prevent damage to the home may show health promotion for the elderly and consequently reduce public spending, in addition to allowing the implementation of differentiated practices by nurses and other professionals together. to the elderly population.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49809
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