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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Feitosa, Raphael Alves | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Viviane Alves de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T17:27:44Z | - |
dc.date.available | 2020-01-30T17:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Raphael Alves; FEITOSA, Viviane Alves de Oliveira. A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 404-417. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação para a paz | pt_BR |
dc.subject | UNESCO | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.title | A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos, várias pesquisas apontam que a situação da violência nas escolas vem se agravando (JARES, 2007; SPOSITO, 2001; UNESCO, 2005). Diante desse quadro crescente, é urgente o desenvolvimento de ações que visem o fim da violência urbana e busquem uma cultura de paz, baseada na compreensão mútua, no respeito à diversidade e na equidade socioambiental. Entre os processos para a promoção da paz está a ressignificação de inúmeras crenças e valores historicamente construídos. A necessidade dessa ressignificação remete às estratégias de transformação cultural e à gênese dos processos que conduzem às ações violentas. No intuito de realizar um trabalho transformador, estas estratégias passam pela formulação de propostas que atuam no campo cultural e, em especial, do desenvolvimento de uma educação que vise à formação de valores éticos e morais para os seres humanos. Para enfatizar a importância de tal mudança em prol da paz, em 20 de novembro de 1997, as Nações Unidas proclamaram o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformarem os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Em 10 de novembro de 1998, por meio de nova resolução, as Nações Unidas proclamaram a década 2001-2010, como a Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo a fim de "reforçar o movimento global formado e apontando a UNESCO como agência líder para a Década, responsável por coordenar as atividades do sistema ONU e de outras organizações." (UNESCO, 2010, p. 10). Assim, o objetivo geral deste texto é analisar de que maneira a UNESCO, como um dos principais organismos internacionais voltados à educação e a cultura, lida com a questão da educação para a paz. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter documental (SILVERMAN, 2009), elaborada através de uma análise crítica das principais publicação da UNESCO nos últimos anos (2005; 2008; 2008a; 2010; 2011). Tal escolha se deveu ao fato de que existe uma proliferação de documentos referentes à reforma educacional implementada pela UNESCO nas últimas décadas, que vem mobilizando pesquisadores das diferentes subáreas da educação a se debruçarem sobre o tema, com o intuito de compreender tanto o conteúdo da reforma quanto os mecanismos envolvidos na difusão da mesma (JARES, 2007; SILVA,2003).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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