Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49716
Tipo: | TCC |
Título: | Rotina computacional para projeto de mola helicoidal de compressão aplicado a um protótipo veicular do tipo Baja Sae |
Autor(es): | Deodato, João Pedro Rodrigues |
Orientador: | Medeiros, Ramon Rudá Brito |
Palavras-chave: | Mola;Baja;Dimensionamento;Rotina;Computacional |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | DEODATO, João Pedro Rodrigues. Rotina computacional para projeto de mola helicoidal de compressão aplicado a um protótipo veicular do tipo Baja Sae. 2019. 75 f. Monografia ( Graduação em Engenharia Mecânica). - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. |
Resumo: | O sistema de suspensão automotivo é responsável por garantir mais segurança a veículos de passeio ou para oferecer um melhor desempenho para veículos de competição. Sabendo que a mola é um dos principais componentes do sistema de suspensão automotivo, este trabalho visa a elaboração de uma rotina computacional em ambiente “Scilab” com uma interface gráfica para o dimensionamento de uma mola helicoidal de compressão sujeita a fadiga que possa ser aplicada há uma suspensão de um veículo “off-road” baja SAE. A rotina fornece dados suficientes à fabricação de uma mola helicoidal de compressão e resistente a fadiga, a partir de dados relacionados a carga, a dimensão e a vida útil, fornecidos pelo usuário. Esse conjunto de rotinas é desenvolvido com base em teorias de elementos de máquina, de maneira a possibilitar uma maior compreensão e otimização do referido sistema, fornecendo as informações necessárias para uma melhor análise de custo benefício na escolha do material utilizado e para o início da viabilização física da mola. |
Abstract: | The automotive suspension system is responsible for ensuring more safety for passenger cars or offer better performance for racing vehicles. Knowing that the spring is one of the main components of the automotive suspension system, this work aims to create a computational routine in the Scilab environment, in conjunction with a graphical interface for the design of a fatigue resistant compression helical suspension spring that can be applied to a suspension off road baja SAE vehicle. The routine provides enough data for the manufacturing of a fatigue resistant compression helical suspension spring, from data related to load, size and working life, provided by the user. This set of routines is developed based on machine element theories, in order to allow a better perception and optimization of the referred system, providing the necessary information for a better cost benefit analysis in the choice of the material used and the beginning of the spring physical viability. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49716 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_joadeodato_2.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.