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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Porto, Bernadete de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T10:44:28Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T10:44:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PORTO, Bernadete de Souza. Este poema aconteceu: Henri Wallow e a importância de uma educação integral na formação de professores. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 319-334. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49680 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Wallon, Henri, 1879-1962 | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | Este poema aconteceu: Henri Wallow e a importância de uma educação integral na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com o objetivo de discutir as características de uma educação que tome por principio a concepção dialética de desenvolvimento, analisa-se a atualidade da teoria walloniana na recorrência de questões de formação docente, sobretudo aquelas que defendem a integralidade humana, o crescimento de sua identidade profissional e inusitadas possibilidades de diálogo com sua realidade imperiosa de modificações. Wallon é um teórico muito interessante para a educação, especialmente para aqueles que desejam que a mesma se reconheça em discursos e práticas contrapostos à injustiça, à desigualdade, ao autoritarismo. É importante dizer que, segundo o autor, desenvolvimento é um processo assistemático e descontínuo (199sa; 1995b; 1989; 1979a; 1979b). Coerentemente com seu referencial epistemológico vê o conflito como propulsor do desenvolvimento. Tal ideia assemelha-se às de outro seguidor do materialismo histórico, ultimamente bastante estudado pela educação, como o bielo russo Lev Vygotsky (1996a; 1996b; 1989). Para ele, só aprendemos por desafios. E somos desafiados em conformidade com nossa inserção cultural, sendo a educação um processo mediador de nossas relações e compreensões sobre o meio em que vivemos. Note-se que esta concepção sobre o desenvolvimento liga-se diretamente à concepção sobre a aprendizagem, tida como um processo dialético, e, sendo assim, não é adequado postular verdades absolutas para a "ensinagem". Para Wallon, a educação tem sempre um papel político e o desenvolver-se ou o educar-se implicam na condição de ser autônomo, cidadão e conhecedor da cultura do seu tempo. Fundamenta-se, claramente, em uma compreensão crítica sobre o funcionamento da sociedade, apontando para categorias como movimento, contradição, negação e conflito como fontes de conhecimento. É por isso que consegue superar a dicotomia da discussão relação indivíduo X sociedade. Em conformidade com seu ideário, uma personalidade isolada é inconcebível. Para ele, é na interação e no confronto que se forma o indivíduo, sempre visto como ativo, criativo, social e histórico. Já o meio, transforma-se juntamente com o sujeito. Além disso, a aplicação de sua teoria na educação é impactante no cotidiano escolar uma vez que ele é um crítico das concepções reducionistas ao propor o estudo da pessoa completa. Do mesmo modo, contrapõe-se às práticas predominantes uma vez que considera a cognição importante, mas não mais importante que a afetividade e a motricidade.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Capítulos de livro |
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