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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49679
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bomfim, Maria do Carmo Alves do | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Maria Gessi-Leila | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-27T21:26:32Z | - |
dc.date.available | 2020-01-27T21:26:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Maria Gessi-Leila; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Cultura de paz em escolas públicas nos dias atuais: possibilidades e limites. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 276-289. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49679 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola - Prevenção | pt_BR |
dc.title | Cultura de paz em escolas públicas nos dias atuais: possibilidades e limites | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Cultura de Paz nas escolas é uma prática recente em escolas brasileiras. É uma prática e estudos a que nos dedicamos nos últimos quatro anos, junto a colegas do Departamento de Fundamentos da Educação e discentes do Curso de Pedagogia em atividade de Iniciação Científica e mestrandas/os do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Com o objetivo de socializar reflexões pessoais e resultados de pesquisas com outras/os pesquisadoras/es e leitoras/es, bem como contribuir para a ampliação desse debate e das práticas dele decorrentes, recorro aos fundamentos teóricos e empíricos produzidos por autores/as que vêm pesquisando esse mesmo objeto, há alguns anos (GOMES, 2002; ORTEGA e REY, 2002; JARES, 2002; BOMFIM, 2006; MATOS, 2006a; MATOS, 2006b; MATOS e NONATO JÚNIOR, 2010; NUNES, 2011; SOUSA, 2012; MACÊDO, 2012; SAMPAIO, 2012), já neste século. Porém, inspirados por Ghandi, Luther King, Dom Helder Câmara e outros. A relevância deste debate justifica-se pela possibilidade de, em se ampliando e se fortalecendo, provoca inquietações em pessoas, instituições e coletivos (movimentos juvenis, de mulheres, de afrodescendentes, ambientais e outros) que agregam indivíduos, tendo como princípio e responsabilidade social primeira a valoração da vida pessoal e de outrem com quem se relacionam cotidianamente e com as gerações futuras. Com tais perspectivas, discorreremos sobre pesquisas já realizadas nesse campo de estudo, suas contribuições para a formação de crianças, jovens, adultos e idosos; as possibilidades já demonstradas em espaços escolares e outras possíveis de realização da prática de Cultura de Paz em escolas públicas e privadas; as práticas de violências como limites e fronteiras de ações pela paz em espaços escolares, sem a pretensão de exaurir tal discussão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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