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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBomfim, Maria do Carmo Alves do-
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Gessi-Leila-
dc.date.accessioned2020-01-27T21:26:32Z-
dc.date.available2020-01-27T21:26:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maria Gessi-Leila; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Cultura de paz em escolas públicas nos dias atuais: possibilidades e limites. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 276-289.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-530-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49679-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectViolência na escola - Prevençãopt_BR
dc.titleCultura de paz em escolas públicas nos dias atuais: possibilidades e limitespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrCultura de Paz nas escolas é uma prática recente em escolas brasileiras. É uma prática e estudos a que nos dedicamos nos últimos quatro anos, junto a colegas do Departamento de Fundamentos da Educação e discentes do Curso de Pedagogia em atividade de Iniciação Científica e mestrandas/os do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Com o objetivo de socializar reflexões pessoais e resultados de pesquisas com outras/os pesquisadoras/es e leitoras/es, bem como contribuir para a ampliação desse debate e das práticas dele decorrentes, recorro aos fundamentos teóricos e empíricos produzidos por autores/as que vêm pesquisando esse mesmo objeto, há alguns anos (GOMES, 2002; ORTEGA e REY, 2002; JARES, 2002; BOMFIM, 2006; MATOS, 2006a; MATOS, 2006b; MATOS e NONATO JÚNIOR, 2010; NUNES, 2011; SOUSA, 2012; MACÊDO, 2012; SAMPAIO, 2012), já neste século. Porém, inspirados por Ghandi, Luther King, Dom Helder Câmara e outros. A relevância deste debate justifica-se pela possibilidade de, em se ampliando e se fortalecendo, provoca inquietações em pessoas, instituições e coletivos (movimentos juvenis, de mulheres, de afrodescendentes, ambientais e outros) que agregam indivíduos, tendo como princípio e responsabilidade social primeira a valoração da vida pessoal e de outrem com quem se relacionam cotidianamente e com as gerações futuras. Com tais perspectivas, discorreremos sobre pesquisas já realizadas nesse campo de estudo, suas contribuições para a formação de crianças, jovens, adultos e idosos; as possibilidades já demonstradas em espaços escolares e outras possíveis de realização da prática de Cultura de Paz em escolas públicas e privadas; as práticas de violências como limites e fronteiras de ações pela paz em espaços escolares, sem a pretensão de exaurir tal discussão.pt_BR
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