Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49664
Tipo: Artigo de Evento
Título: Memória da cidade no rádio: no ar o que Sobral (CE) tem de marromeno
Autor(es): Costa, Claudiene dos Santos
Carvalho, Bruna Franco Castelo Branco
Freitas, Silvia Helena Belmino
Palavras-chave: Rádio;Memórias;Humor
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: ALCAR
Citação: COSTA, Claudiene dos Santos; CARVALHO, Bruna Franco Castelo Branco BELMINO, Silvia Helena. Memória da cidade no rádio: no ar o que Sobral (CE) tem de ‘marromeno´. In:ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 12.,19-21 jun.2019. Natal (RN). Anais...Natal (RN): ALCAR. 2019.
Resumo: Em Sobral (CE), há 22 anos o programa de rádio “Sábado de todas as maneiras” utiliza a cidade como inspiração para Tupinambá Marques contar fatos com humor. Focamos este artigo em cenas destacadas no quadro chamado “O que Sobral tem de ‘marromeno’”. Vê-se que o rádio favorece o humor por este combinar bem com os elementos da linguagem radiofônica (MARTINS e SILVA, 2009), e que o programa registra histórias e costumes sobralenses, como num tecido montado e remontado sobre a cidade, um palimpsesto (PESAVENTO, 2004) cujo roteiro é baseado numa memória coletiva (HALBWACHS, 2006). Utilizamos a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) em 12 edições veiculadas no ano de 2017, e vimos interdiscursividade e uso de modelos situacionais (VAN DIJK, 2010) para criticar áreas específicas observáveis no cenário da cidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49664
ISSN: 2175-6945
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_cscosta.pdf738,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.