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dc.contributor.authorDiógenes, Elione Maria Nogueira-
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Joyce Maia Costa-
dc.date.accessioned2020-01-24T15:34:00Z-
dc.date.available2020-01-24T15:34:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDIÓGENES, Elione Maria Nogueira; CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa. Avaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de paz. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 305-318.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-530-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49647-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleAvaliação do papel do gestor escolar no fortalecimento da cultura de pazpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo propõe-se investigar como a gestão democrática participativa pode se constituir no fortalecimento de um ambiente escolar na promoção de uma cultura de paz na comunidade escolar. Nesse sentido, o gestor escolar tem um papel fundamental junto à essa comunidade, que o é o de propor seu envolvimento em todas as ações pedagógicas voltadas para uma aprendizagem eficaz, não somente em sala de aula, mas sobretudo formando o aluno para o exercício da ação dialógica preparando-o para o exercício da cidadania, com respeito ao próximo e a si mesmo. Assim, tratamos neste artigo de um estudo envolvendo a avaliação de políticas públicas entendida, previamente, enquanto um "[...] campo de estudo da pesquisa social em desenvolvimento." (SILVA, 2001, P.44). Portanto, avaliar um determinado programa, estratégia ou ação equivale a compreender que as políticas públicas se articulam com a realidade social em que estão inseridas. Isto significa que tem abrangência histórica articulada com a dinâmica das transformações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade, e com a sua capacidade de resolver ou não os problemas e os dilemas de sua época "Toda política pública é uma forma de regulação e intervenção na sociedade." (SILVA,2001, P.37).[...]pt_BR
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