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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macêdo, Rosa Maria de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T15:02:53Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T15:02:53Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Rosa Maria de Almeida. A paz é possível: com a palavra os jovens. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 290-304. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49642 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | A paz é possível: com a palavra os jovens | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Paz, como se sabe, é um assunto largamente tratado por diferentes pessoas, em diversos momentos e lugares. Portanto, não se trata de um tema novo, sendo possível encontrar referências a ele em diversos documentos escritos ao longo da história humana, o que mostra que desde tempos remotos já havia uma preocupação do homem com a violência e com a instauração da paz (JARES, 2002). Atualmente, a temática da Paz tem recebido maior atenção por parte das pessoas, de grupos, instituições e governos, haja vista a violência ter ganhado ares e formas cada vez mais assustadores. Mesmo havendo algumas discordâncias em torno do assunto, parece existir o consenso quanto à necessidade de se buscar alternativas que possam reduzir os elevados índices de violência por meio da construção de uma Cultura de Paz. Nesse contexto das violências, a escola tem sido profundamente afetada e ao mesmo tempo conclamada a contribuir na solução da problemática. Embora em número ainda reduzido, já existem iniciativas voltadas para a prática de uma Cultura de Paz no ambiente escolar, a exemplo de programas como, Cinco Minutos de Valores Humanos na Escola, Programa Sathya Sai de Educação, Meditação na Escola, Mediação de Conflitos, dentre outros (MATOS, 2010). No entanto, na maior parte das escolas, embora se reconheça a existência de situações de violência, não se nota o efetivo engajamento dos seus profissionais, pais e alunos em torno de um projeto de construção da Paz. A pesquisa realizada por mim em uma escola pública nu cidade de Teresina-Piauí é um exemplo do que acabei de comentar. Convivendo diariamente com problemas de indisiplina, incivilidades e violências, os professores e membros da equipe gestora dizem não saber mais o que fazer. Porém, quando indagados sobre o que, de fato, a escola tem realizado para melhorar a situação, a resposta é bastante evasiva. Na verdade, como pude ver, ao acompanhar o cotidiano da escola durante um ano (junho de 2010 a junho de 2012), não verifiquei a existência de nenhum projeto com esta finalidade, mas, apenas ações pontuais e esporádicas que, a meu ver, além de não produzirem impacto positivo na realidade escolar, geram na pessoas uma sensação de impotência e desânimo diante do problema.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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