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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maia, Camila Lima | - |
dc.contributor.author | Sousa, Rayanne Lara Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T19:17:15Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T19:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rayanne Lara Oliveira de. Caracterização geotécnica dos solos do Baixo Jaguaribe para uso em pavimentação. 2019. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49553 | - |
dc.description.abstract | This work aims to perform the geotechnical characterization of the soils of Baixo Jaguaribe using paving. The geoenvironmental characterization of the region was accomplished through bibliographic research and the creation of thematic maps with respect to the physical and environmental characteristics. They are: climate, relief, vegetation, hydrography, geology, pedology and road network of the microregion. With this information, it was possible to determine the soil collection points. The collected materials were subjected to testing and then a geotechnical characterization was performed based on the traditional classification, using the AASTHO system, even more rarely used on the road and in the unconventional classification by the MCT method. With the results obtained for the AASTHO classification, the soils had their use limited to regularization of the subgrade, not being suitable for use in the upper layers of the pavement. For MCT classification, most of the studied samples were used for use as base and subfloor, presenting high and very high values in the Mini CBR test, which verifies the soil carrying capacity. Regarding the triaxial test, the best model that allowed the verification of soil behavior was the composite model. Through the obtained results, it was possible to design several floors, using the studied materials as a base. It has been selected that soils can be used in granular pavement layers in various traffic requests, confirming their good utility for paving use. Finally, conclude what is the best characterization of the region, you should expand a search to a larger amount of soil, in order to make a search for application in the area more valid. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Solos lateríticos | pt_BR |
dc.subject | Classificação AASTHO | pt_BR |
dc.subject | Classificação MCT | pt_BR |
dc.title | Caracterização geotécnica dos solos do Baixo Jaguaribe para uso em pavimentação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse trabalho tem o intuito de realizar a caracterização geotécnica dos solos do Baixo Jaguaribe com a finalidade de uso em pavimentação. Foi realizada inicialmente a caracterização geoambiental da região por meio de pesquisa bibliográfica e da elaboração de mapas temáticos a respeito das características físicas e ambientais. São elas: clima, relevo, vegetação, hidrografia, geologia, pedologia e malha rodoviária da microrregião. Com essas informações foi possível a determinação dos pontos de coleta dos solos. Os materiais coletados foram submetidos a ensaios de caracterização geotécnica com base na classificação tradicional, por meio da sistemática da AASTHO, ainda amplamente utilizada no meio rodoviário, e na classificação não convencional, a metodologia MCT. Com os resultados obtidos para a classificação AASTHO, os solos tiveram seu uso limitados a regularização de subleito, não sendo apropriados para utilização nas camadas superiores do pavimento. Para a classificação MCT, a maior parte das amostras estudadas foram consideradas apropriadas para uso como base e sub- base de pavimentos, apresentando valores altos a muito altos no ensaio de Mini CBR, que verifica a capacidade de suporte do solo. Em relação ao ensaio triaxial, o melhor modelo que atendeu a verificação do comportamento dos solos foi o modelo composto. Por meio dos resultados obtidos foi possível o dimensionamento de vários pavimentos utilizando os materiais estudando como base. Foi verificado que os solos podem ser utilizados em camadas granulares do pavimento em diversas solicitações de tráfego, confirmando a sua boa utilidade quanto ao uso em pavimentação. Por fim, conclui-se que para melhor caracterização da região, deve-se expandir a pesquisa para uma maior quantidade de amostras de solo, para dessa forma, tornar mais válida a pesquisa para aplicação na área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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