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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49551
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação funcional de rodovias através do método de levantamento visual contínuo. |
Autor(es): | Falção, Filipe Pereira de Souza |
Orientador: | Maia, Camila Lima |
Palavras-chave: | Levantamento Visual Contínuo;Defeitos de Superfície;Pavimentação |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | FALCÃO, Filipe Pereira de Souza. Avaliação funcional de rodovias através do método de levantamento visual contínuo. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. |
Resumo: | O transporte terrestre é o principal meio de transporte no Brasil, contudo é perceptível que a malha rodoviária brasileira está em sua maior parte inadequada para tráfego, aumentando assim o custo indireto sobre os produtos transportados, além de afetar a segurança, o conforto e a eficiência. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi realizar uma avaliação funcional na BR 116 e na CE 263, através de um estudo de caso em relação ao aparecimento de defeitos na superfície dessas rodovias. Para tal, a verificação do aparecimento de defeitos na superfície do pavimento foi realizada através do método de Levantamento Contínuo Visual e pode-se encontrar os Índices de Condição dos Pavimentos Flexíveis e Semi-rígidos (ICPF), o Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE) e o Índice do Estado da Superfície do pavimento (IES). O trecho estudado na BR 116 mostra que 30% do trecho está em estado péssimo, 20% em estado ruim, 10% em estado regular, 10% em estado bom e 30% em estado ótimo, no trecho estudado na CE 263 mostra que 80% do trecho está em estado péssimo, 10% em estado ruim e 10% em estado regular. Os resultados obtidos demonstram que a malha da BR 116 e CE 263 não estão em condições de ideais de passeio, também é valido mencionar que nos trechos estudados houve divergência com os dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no entanto, deve-se levar em consideração a subjetividade na classificação do estado de conservação das rodovias, o que pode ter lavado as divergências nos resultados. |
Abstract: | Land transportation is the main mode of transportation in Brazil, however it is noticeable that the brazilian road network is mostly unsuitable for traffic, resulting in the increase of the indirect cost on the transported products, as well as affecting safety, comfort and efficiency. Therefore, the objective of this study was to perform a functional assessment in BR 116 and CE 263, through a case study regarding the appearance of surface defects on these highways. For this, the verification of the appearance of defects in the pavement surface was performed using the Visual Continuous Survey method where it was possible to define the Flexible and Semi-Rigid Pavement Condition Indexes (FPCI), the Expedited Global Gravity Index (EGGI), and the Pavement Surface State Index (PSSI). The segment studied in BR 116 shows that 30% of the segment is in terrible condition, 20% in bad condition, 10% in regular condition, 10% in good condition and 30% in great condition, in the fraction studied in CE 263 shows that 80 % of the stretch is in terrible condition, 10% in bad condition and 10% in regular condition. The results show that the highway network of BR 116 and CE 263 are not in ideal ride conditions, it is also worth mentioning that in the studied stretches there was divergence with the data of the National Department of Transport Infrastructure, however, one should take into account the subjectivity in the classification of the state of conservation of the highways, which may have washed away the divergences in the results. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49551 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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