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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Carneiro, Maria Joyce Maia Costa | - |
dc.contributor.author | Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T15:50:40Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T15:50:40Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 100-110. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-530-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49543 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Círculo de Educação e Cultura | pt_BR |
dc.title | Os círculos de cultura no fortalecimento da cultura de paz na Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Discutir cultura de paz não é algo absolutamente novo. O líder budista Thich Nhãt Hanh, nascido no Vietnã do Centro, em 1926, argumentava, em 1960, sobre a necessidade de se imprimir paz na terra (1991). Conforme esse líder, a cultura de paz se torna concreta desde que se tenha isto como filosofia de vida. Aqui, trazemos uma reflexão sobre a paz com base na experiência escolar. Metodologicamente buscamos, neste estudo, trabalhar cultura de paz, por meio dos Círculos de Culturas (CC) freireanos (FREIRE, 1980), que envolvem o diálogo, a participação e o trabalho subjetivo coletivo. A opção por essa metodologia decorreu porque os CC, na proposta de Freire (1983), enfatizam a 'leitura do mundo' em uma perspectiva crítica do contexto social e cultural em que se vive. Desejamos, então, expressar a possibilidade em contribuir com a construção da cultura de paz, recorrendo à valorização da participação juvenil, por meio do diálogo, desenvolvido nos círculos de culturas da escola. Os CC surgiram no contexto da educação de jovens e adultos, em que Paulo Freire, grande incentivador da cultura popular, apresentou uma proposta em que houvesse espaço para a participação, não só na política, mas também na cultura. O autor destaca, em sua obra Educação como Prática da Liberdade (2002), a temática do círculo de cultura, em que a partir da leitura das experiências relatadas, coloca como e porque as relações entre educação e conscientização se desenvolvem.[...] | pt_BR |
Appears in Collections: | DFE - Capítulos de livro |
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