Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49530
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Marcelo José Monteiro | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Kelen Gomes | - |
dc.contributor.author | Almeida, Magda Moura de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria do Socorro de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão | - |
dc.contributor.author | Machado, Márcia Maria Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T14:10:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T14:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, M. J. M. et al. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação. Interface, Bocatu, v. 23, supl.1, p. 1-15, maio, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | Print 1414-3283 | - |
dc.identifier.issn | On-line 1807-5762 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49530 | - |
dc.description.abstract | The new National Curriculum Guidelines aim at restructuring and adapting medical curricula. The objective is to conduct a critical-reflective analysis of the restructure of a medical course’s curricular matrix. This action research was conducted at a Brazilian federal university. The material was analyzed using the discourse analysis method. Among the results, the proposal of a curriculum that values life and transfers the biomedical paradigm to incorporate other dimensions in healthcare is highlighted. The need to strengthen a curricular matrix based on social demands and preferably focused on primary care is indicated. The establishment of longitudinal and transversal relationships among the competency areas of the 2014 National Curricular Guidelines and the curricular components is proposed. The intention is to foster the understanding of determinants and relationships between diseases and the communities’ ways of living. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Interface - Comunicação, Saúde, Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Integralidade em Saúde | pt_BR |
dc.title | Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Nuevas Directrices Curriculares Nacionales para los cursos de Medicina: oportunidades para resignificar la formación | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) visam à reestruturação e adequação dos currículos médicos. Objetiva-se realizar uma análise crítico-reflexiva da reestruturação da matriz curricular para um curso de Medicina. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma universidade federal brasileira. Para a análise do material, procedeu-se com Análise de Discurso. Como resultados, destacou-se uma proposição curricular que valorize a vida, capaz de transpor o paradigma biomédico para incorporar outras dimensões no cuidado em Saúde. Apontou-se para o fortalecimento de uma matriz curricular retroalimentada pelas demandas sociais, tendo a Atenção Primária como cenário preferencial para a formação. Propõe-se o estabelecimento de relações de longitudinalidade e transversalidade entre as áreas de competência das DCN de 2014 e os componentes curriculares ofertados. Intenciona-se fomentar a compreensão dos determinantes e relações das doenças com os modos de vida das comunidades. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Las nuevas Directrices Curriculares Nacionales (DCN) apuntan a la reestructuración y adecuación de los currículos médicos. Objetivo: Realizar un análisis crítico-reflexivo de la reestructuración de la matriz curricular para un curso de Medicina. Se trata de una investigación-acción participativa realizada en una universidad federal brasileña. Para el análisis del material se procedió con un Análisis de Discurso. Como resultado, se destacó una proposición curricular que valorice la vida, capaz de transponer el paradigma biomédico incorporando otras dimensiones al cuidado de la salud. El objetivo fue el fortalecimiento de una matriz curricular retroalimentada por las demandas sociales, con la atención primaria como escenario preferencial para la formación. Se propone establecer relaciones longitudinales y transversales entre las áreas de competencia de las DCN de 2014 y los componentes curriculares ofertados. Se intenta fomentar la comprensión de los factores determinantes y las relaciones de las enfermedades con la forma de vida de las comunidades. | pt_BR |
dc.title.en | New National Curricular Guidelines of medical courses: opportunities to resignify education | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DMC - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mjmferreira.pdf | 414,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.