Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4943
Tipo: Dissertação
Título: Os impactos do desenvolvimento nas comunidades litoraneas do municipio de Aquiraz-Ceará
Autor(es): Rodrigues, Rosa Alice
Orientador: Maia, Luis Parente
Palavras-chave: Impacto ambiental - Aquiraz;Sociologia rural
Data do documento: 2004
Citação: RODRIGUES, R. A. Os impactos do desenvolvimento nas comunidades litorâneas do município de Aquiraz-CE. 2004. xii,110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, 2004.
Resumo: A intensa ocupação urbana da zona costeira altera as características do meio ambiente, gera impactos e compromete a qualidade de vida das populações. O município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, não difere dos demais municípios que compõem a zona costeira cearense. Representa um potencial turístico para a região, além do uso recreativo de suas praias abriga diversas atividades econômicas e de lazer. No entanto, a partir de uma série de medidas de ordem pública e privada, objetivando promover o desenvolvimento local e implantar o turismo na região, uma seqüência de impactos tem surgido nos últimos anos, tendo como marco a década de 1980. O estudo dessa área tem como objetivo identificar a relação entre o desenvolvimento local e a qualidade de vida da população, utilizando como ferramenta uma série temporal de imagens de sensoriamento remoto, indicadores demográficos, análises da qualidade d´água consumida pela população e o diagnóstico sócio-econômico da comunidade de pescadores. Os levantamentos cartográficos realizados a partir da análise multitemporal das imagens de sensoriamento permitiram monitorar o desenvolvimento urbano na zona costeira de Aquiraz que comporta três unidades de Conservação. Do mesmo modo, os dados relativos aos indicadores demográficos deram a dimensão do comprometimento do território com a urbanização. As análises física e bacteriológica da água permitiram avaliar a qualidade da água consumida e a carência dos serviços de infra-estrutura de saneamento urbano. O atual sistema de esgoto e abastecimento d´água é deficiente, incompatível com a qualidade da água exigida, além de comprometer a qualidade de vida da comunidade, põe em risco a capacidade de suporte do meio. O diagnóstico sócio-econômico forneceu informações sobre as características dos pescadores artesanais da colônia do Iguape e os impactos relacionados às alterações ambientais, sociais e econômicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4943
Aparece nas coleções:LABOMAR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_rarodrigues.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.