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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNogueira, Márcia Viana Bessa-
dc.contributor.authorCordeiro, Luciana Rodrigues-
dc.contributor.authorSouza, Ângela Maria Alves e-
dc.contributor.authorLima, Ana Flávia de Araújo-
dc.contributor.authorSantiago Júnior, Luiz-
dc.date.accessioned2020-01-21T14:05:03Z-
dc.date.available2020-01-21T14:05:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Márcia Viana Bessa; CORDEIRO, Luciana Rodrigues; SOUZA, Ângela Maria Alves e; LIMA, Ana Flávia de Araújo; SANTIAGO JÚNIOR, Luiz. PRO PET Saúde da Universidade Federal do Ceará e Terapia Reiki: estratégia de fortalecimento das práticas integrativas complementares na Atenção Básica. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 474-486.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49425-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPRO PET Saúde (UFC)pt_BR
dc.subjectTerapia Reikipt_BR
dc.subjectPráticas integrativas e complementarespt_BR
dc.titlePRO PET Saúde da Universidade Federal do Ceará e Terapia Reiki: estratégia de fortalecimento das práticas integrativas complementares na Atenção Básicapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste relato tem como objetivo descrever a prática dos monitores acadêmicos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Odontologia do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PRO PET Saúde) da Universidade Federal do Ceará (UFC) inseridos no subprojeto: família e integralidade rede de assistência e práticas integrativas e complementares. Esta atividade ocorre em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) do município de Fortaleza, Ceará, Brasil, desde o ano de 2012 quando foi iniciado o PRO PET Saúde. Os autores, profissionais de saúde, médicos, dentistas e enfermeiras, fazem parte deste projeto, atuando como tutora e preceptores dos monitores acadêmicos. Inicialmente o grupo conheceu algumas práticas integrativas e participou da formação na terapia Reiki no laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LABPAS) do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. O Reiki é uma técnica que usa a imposição de mãos para transmitir a energia universal. Para tornar-se reikiano deve haver um momento chamado sintonização ou iniciação, que é realizado por um mestre de reiki devidamente capacitado para tal atividade. O Reiki apresenta quatro níveis - Nível I - O Despertar; Nível II - A Transformação; Nível llI - Mestre de Si; Nível llIB - Mestre Professor. Somente no nível lIIB o reikiano aprende a iniciar novos terapeutas em Reiki. O Reiki pode ajudar quem o recebe e quem o transmite, a melhorar seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual, e pode ser transmitido a distância por reikianos sintonizados a partir do Nível lI. A iniciação na Terapia Reiki foi realizada pela Mestra em Reiki Luciana Rodrigues Cordeiro, enfermeira e preceptora do PRO PET Saúde da UFC. Os profissionais (preceptores e a tutora) foram iniciados em Reiki Níveis I e lI, em momentos diferentes, respeitando o intervalo mínimo de seis meses entre as iniciações, como preconiza a tradição oriunda dos mestres mais antigos.[...]pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

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