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dc.contributor.advisorMedeiros, Ramon Rudá Brito-
dc.contributor.authorSales, Alexsandro Sousa-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:58:47Z-
dc.date.available2020-01-21T12:58:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSALES, Alexandro Sousa. Projeto de um sistema de freio para um protótipo veicular do tipo Baja Sae. 2019. 105 f. Trabalgo de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará,Campus de Russas, Russas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49407-
dc.description.abstractOne of the main systems of a car, the brakes, has the function of decelerating or stopping a vehicle ensuring the driver and passengers a safe braking under the most adverse conditions to which the vehicle will be subjected. Therefore, the present work has as objective the design of the brake system applied to the off-road vehicle type Baja SAE, which will be developed by the team of the Federal University of Ceará - Russas Campus. First, to carry out the project, the necessary information for the calculation memorial, a familiarization with the content were collected and some of the components that will be used were selected, later a Python algorithm was designed for sizing according to the bibliography. After performing the calculations in the program it was possible to reach a mechanical pedal extension of 4.51: 1, and from this information design the vehicle pedal to meet the needs of efforts and ergonomic for any type of passenger. It was also simulated the efforts imposed on the pedal and the disc, and through the simulations it was found that they resisted the efforts with a safety coefficient of 3.1 and 3.23 respectively. After sizing the system components it can be concluded that they were in accordance with the safety standards of the Baja SAE Brazil Project and presented values within the ranges suggested by the bibliographic references.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema de freiopt_BR
dc.subjectPedalpt_BR
dc.subjectDiscopt_BR
dc.titleProjeto de um sistema de freio para um protótipo veicular do tipo Baja Saept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos principais sistemas de um automóvel, os freios, tem por função desacelerar e ou parar um veículo garantindo ao motorista e passageiros uma frenagem segura nas mais adversas condições ao qual o veículo venha a ser submetido. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo, o projeto do sistema de freio aplicado ao tipo de veículo off-road Baja SAE, que será desenvolvido pela equipe da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Primeiro, para realizar o projeto foram coletadas informações necessárias ao memorial de cálculo, uma familiarização com o conteúdo e foram selecionados alguns dos componentes que serão utilizados, posteriormente foi elaborado um algoritmo em Python para dimensionamento de acordo com a bibliografia. Após realizar os cálculos no programa conseguiu-se chegar a uma ampliação mecânica de pedal de 4,51:1, e a partir dessa informação projetar o pedal do veículo para suprir as necessidades de esforços e ergonômicas para qualquer tipo de passageiro. Também foram simulados os esforços impostos ao pedal e ao disco, e através das simulações constatou-se que os mesmos resistiam aos esforços com um coeficiente de segurança de 3,1 e 3,23 respectivamente. Após o dimensionamento dos componentes do sistema pode-se concluir que os mesmos se mostraram em conformidade com as normas de segurança do Projeto Baja SAE Brasil e apresentaram valores dentro das faixas sugeridas pelas referências bibliográficas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias

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