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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os meios de comunicação de massa e os grupos dominantes no Ceará
Autor(es): Sá, Maria Adísia Barros de
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa;Poder político;Poder econômico;Ceará
Data do documento: 1982
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: SÁ, Maria Adísia Barros de. Os meios de comunicação de massa e os grupos dominantes no Ceará. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1/2, p. 01-17, jan./dez. 1982.
Resumo: Dentre os intelectuais. cientistas, filósofos, escritores, artistas e jornalistas, estes últimos têm ascendência mais direta, permanente e objetiva sobre o povo, tendo em vista o seu trabalho diário, acessível e relativamente barato. Antes do advento do rádio e da televisão, o jornal possuía a hegemonia da notícia ou transmissão da informação e da opinião, a despeito de sua pequena tiragem e do campo restrito de seus leitores: os alfabetizados, ou seja, os mesmos indivíduos que constituem a classe dominante. Mas era através desse veículo que a ideologia dominante alimentava os seus beneficiários e esses, por sua vez, por sua palavra e por seus comportamentos e atitudes, mantinham sob controle as classes subalternas, manipulando-as e, graças a isto, conservavam o status quo. o e da opinião - é compartilhado pelos dois outros MCM: o rádio e a televisão. Com o advento, notadamente, do rádio transistor, rompeu-se o mundo gutenberguiano e quebrou-se o isolamento em que viviam as classes subalternas. Mas os MCM sempre são propriedade dos que, de uma forma ou de outra, mantêm ou procuram manter o poder político, também chamado de aparelho decisório e ou de domínio, nas mãos. Isto aconteceu em relação à imprensa e acontece, agora, quanto ao rádio e à televisão. Não é coincidência, então, o que tentamos demonstrar: a tendência à concentração dos veículos nas mãos de alguns, ou, seria melhor dizer, nas mãos dos que têm o poder econômico/político.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49389
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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