Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49097
Tipo: Tese
Título : Uma proposta de ciclos formativos em educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID
Autor : Santana, Ana Carmen de Souza
Tutor: Borges Neto, Hermínio
Palabras clave : Sequência Fedathi;Educomunicação
Fecha de publicación : 2019
Citación : SANTANA, Ana Carmen de Souza. Uma proposta de ciclos formativos em educomunicação baseados na práxis fedathiana: o case do CRID. 2019. 254f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa parte da experiência docente no projeto de extensão universitária intitulado “Centros Rurais de Inclusão Digital- CRID: uma proposta de comunidades digitais rurais”, no qual realizou- se uma Pesquisa- ação pautada na Teoria da Complexidade, Multirreferencialidade e Bricolagem. O problema da pesquisa questiona: qual a contribuição da Sequência Fedathi para uma práxis fedathiana pautada nos ciclos formativos em ecossistemas educomunicativos? O objetivo geral buscou compreender a práxis fedathiana situada no ecossistema educomunicativo engendrado ao longo dos processos formativos, destacando quais as contribuições deste percurso para a formação dos bolsistaspesquisadores, à luz da Sequência Fedathi. Os objetivos específicos propuseram- se a: analisar as contribuições das práticas e reflexões realizadas no contexto da pesquisa para a formação dos bolsistas; identificar a abordagem comunicativa, pedagógica, didática, curricular, e metodológica no ecossistema educomunicativo do CRID à luz da práxis fedathiana; e, destacar os ciclos formativos como proposta educomunicativa fundamentada na práxis fedathiana dos sujeitos e suas concepções subjacentes. Na metodologia, analisa- se dados primários e secundários a partir reflexões de 14 bolsistas, bricolando planejamentos, relatórios de formação e de acompanhamento das atividades, notas de campo e artigos científicos produzidos entre os anos de 2015 a 2018. Os achados da pesquisa possibilitaram: reflexão sobre o trabalho realizado em três comunidades campesinas; análise dos princípios de sustentabilidade no projeto de Inclusão Sócio- Digital e os grupos de atuação (formação de gestores, inclusão digital, informática educativa, teletrabalho e webcomunicação); descrição dos ciclos em educomunicação (formação interna, sensibilização, mão de massa, CRID nas redes); culminando numa proposta de ciclos formativos com descrição de suas etapas de preparação (seleção do público, natureza organizativa, plateau, currículo e práticas educomunicativas), aplicação (pedagogia mão no bolso, situações caixas- pretas, gambiarras situacionais, generalizações científicas e metodologia sequência fedathi) e validação. O que podemos perceber é que para se conceber uma educação que contemple a tríade ensinopesquisa e extensão na Pós-modernidade deveríamos considerar as categorias: racionalidade educomunicativa; transformação didática; práxis fedathiana, criatividade acadêmica; compromisso político-pedagógico; poeticidade científica; permeabilidade etnocultural; e a práxis emancipatória.
Abstract: This research starts from the teaching experience in the project entitled “Centros Rurais de Inclusão Digital- CRID: a proposal of rural digital communities”, in which an action- research was conducted based on the Theory of Complexity, Multi-referentiality and Bricolage. The research question asks: what is the contribution of the Fedathi Sequence to a fedathian praxis based on the formative cycles in educommunicative ecosystems? The general objective was to understand the fedathian praxis situated in the educommunicative ecosystem engendered throughout the formative processes, highlighting the contributions of this path to the formation of the scholarship researchers, in the light of the Fedathi Sequence. The specific objectives were to: analyze the contributions of the practices and reflections made in the research context to the formation of the scholarship holders; identify the communicative, pedagogical, didactic, curricular, and methodological approach of the educommunicative ecosystem in light of fedathian praxis in the CRID; and, show the formative cycles as an educommunicative proposal based on the fedathian praxis of the subjects and their underlying conceptions. In the methodology, primary and secondary data are analyzed from reflections of 14 scholarship holders, elaborating planning, training and monitoring reports of activities, field notes and scientific articles, produced from 2015 to 2018. The research findings allowed: reflection on the work done in three peasant communities; analysis of the principles of sustainability in the Social-Digital Inclusion project and the working groups (manager training, digital inclusion, educational informatics, telecommuting and web communication); description of the cycles in educommunication (internal training, awareness, mass hands, CRID in the networks); culminating in a proposal of formative cycles with description of their preparation stages (audience selection, organizational nature, plateau, curriculum and educommunicative practices), application (hand in pocket pedagogy, black box situations, situational gambiarras, scientific generalizations and fedathi sequence methodology) and validation. What we can see is that in order to conceive an education that contemplates the teaching-research triad and extension in Postmodernity we should consider the following categories: educommunicational rationality; didactic transformation; fedathian praxis, academic creativity; political and pedagogical commitment; scientific poeticity; ethnocultural permeability; and emancipatory praxis.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49097
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tese_acssantana.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.