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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bittencourt, Getúlio Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T17:43:41Z | - |
dc.date.available | 2019-12-30T17:43:41Z | - |
dc.date.issued | 1985 | - |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Getúlio Dutra. Além das aparências. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 15, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 1985. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49086 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Comunicação Social | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem (Jornalismo) | pt_BR |
dc.subject | Palavra (Jornalismo) | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo impresso | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo | pt_BR |
dc.title | Além das aparências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | 1. A disputa da precedência entre a palavra e a imagem, que o advento da televisão tornou dramática para o jornalismo impresso, começou durante o Renascimento. Antes disso não havia dúvida alguma sobre a superioridade da palavra, tanto que das sete Artes Liberais (o Trivium e o Quadrivium) eram integralmente consagradas a ela, as artes do Trivium: Gramática, Retórica e Dialética. Tanto a pintura como a escultura eram designadas pelos gregos pós-socráticos, romanos e cristãos medievais como "Artes Mecânicas" e claramente inferiores. Platão, desenvolvendo sua concepção de que o mundo manifesto é uma simples cópia de modelos celestiais, acusa então a pintura e a escultura de serem simples cópias do que já é uma cópia (República, X, 595 b).[...]5. O maior peso da imagem sobre a palavra no jornalismo brasileiro é de natureza quantitativa; escora-se nos quase 50 milhões de telespectadores do Jornal Nacional e na reduzida tiragem dos maiores jornais brasileiros. Os grandes jornais do eixo Rio-São Paulo competem na faixa de 200 a 300 mil exemplares diários, com O Globo, graças aliás ao suporte da Rede Globo, destacando-se um pouco mais nos últimos anos. O peso é tão ostensivo que podemos aferí-lo nos títulos que os jornais deram sobre a morte de Indira Gandhi; quase todos destacavam que "o enterro de Indira Gandhi será hoje" em suas manchetes. O registro tradicional da morte de estadistas é dado como conhecido através dos telejornais. Temos aqui, portanto, uma forte alteração do conceito tradicional de notícia no jornalismo impresso: ganha prioridade e vai para o título de primeira página aquilo que a imagem não é capaz de mostrar.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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