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dc.contributor.authorSá, Maria Adísia Barros de-
dc.date.accessioned2019-12-30T17:34:14Z-
dc.date.available2019-12-30T17:34:14Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationSÁ, Maria Adísia Barros de. Saúde mental e os meios de comunicação social. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 15, n. 1, p. 01-07, jan./jun. 1985.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49084-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMeios de Comunicação de Massa (MCM)pt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleSaúde mental e os meios de comunicação socialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNão sou cientista, tampouco especialista em saúde mental. O tema, entretanto, interessa a todos que se envolvem com o ser humano, direta ou indiretamente. O assunto me empolga duplamente: como estudiosa de Filosofia e como jornalista, sendo que, nessa última atividade, a coisa me toca mais de perto, vez que o meu campo de trabalho é sempre questionado, principalmente pelos especialistas em saúde mental. Reconheço e encontro pontos de convergência entre as atividades de jornalistas e de especialistas em saúde mental, porque temos o ser humano como objeto de nossas preocupações. Por termos "pontos de convergência", fica subentendido que nossos "mundos" são diferentes. Há necessidade, então, de clarearmos conceitos e definirmos espaços. Quando eu falo, por exemplo, em "jornalistas", estou dando, stricto sensu, ênfase a um segmento da atividade do comunicador social ou de massa. Como jornalista sei até onde vai meu trabalho e tenho consciência dos deveres e direitos de minha profissão. Isto porque vivo dessa atividade e tenho meu trabalho regido por normas próprias, inclusive Código de Ética.[...] Carl Hovland, um cientista social, diz que vivemos numa época de comunicação social. Vale dizer que estamos sob a égide da Imprensa lato sensu: jornal, revista, livro, rádio, televisão, cinema, publicidade, veículos que constituem o leque dos Meios de Comunicação de Massa (MCM). Coloco, então, estas indagações: - Os MCM são responsáveis pelo que ocorre no comportamento do ser humano? Isto é, os MCM respondem pelo agir do ser humano? Sabe-se que o comportamento humano é regido por princípios, alguns francamente estudados, como, por exemplo, o processo perceptivo - primeira etapa da ação - : o da seletividade, o da experiência prévia e dos fatores contemporâneos do indivíduo.[...]pt_BR
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