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dc.contributor.authorChaves, Sabrine Maria Martins-
dc.contributor.authorFreres, Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2019-12-23T18:29:08Z-
dc.date.available2019-12-23T18:29:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCHAVES, Sabrine Maria Martins; FRERES, Helena de Araújo. A relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da teoria marxiano/lukacsiana. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 71-86, maio 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49030-
dc.description.abstractThis article discusses the ontological relationship between labor and education, evidencing the ontological priority character from the labor in process to constitution of the social being and, likewise, the important function that education fulfills in the process of social complexification of this new being, founded by labor. The article also addresses the nature that labor and education take on within the class society. Therefore, the article is organized in four moments: in the first, it discusses labor as a fundamental category of social being; in the second, the social function of education; in the third, the alienated character of the labor; in the fourth, finally, the unfolding of the alienation of labor in the educational complex.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectSer socialpt_BR
dc.subjectSociedade de classespt_BR
dc.subjectOntologia marxianapt_BR
dc.titleA relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da Teoria Marxiano/Lukacsianapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo discute a relação ontológica entre trabalho e educação, evidenciando o caráter onto-primário do trabalho no processo de constituição do ser social e, outrossim, a função importante que a educação cumpre no processo de complexificação social desse novo ser, fundado pelo trabalho. O artigo aborda ainda a natureza que o trabalho e a educação assumem no interior da sociedade de classes. Assim sendo, o artigo organiza se em quatro momentos: no primeiro, discute-se sobre o trabalho como categoria fundante do ser social; no segundo, a função social da educação; no terceiro, o caráter alienado do trabalho; no quarto, por fim, os desdobramentos da alienação do trabalho sobre o complexo da educação.pt_BR
dc.title.enThe ontological relationship between labor and education: a study in the light of Marxian/Lukacsian Theorypt_BR
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