Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49030
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da Teoria Marxiano/Lukacsiana
Título en inglés: The ontological relationship between labor and education: a study in the light of Marxian/Lukacsian Theory
Autor : Chaves, Sabrine Maria Martins
Freres, Helena de Araújo
Palabras clave : Trabalho e educação;Ser social;Sociedade de classes;Ontologia marxiana
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citación : CHAVES, Sabrine Maria Martins; FRERES, Helena de Araújo. A relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da teoria marxiano/lukacsiana. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 71-86, maio 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo discute a relação ontológica entre trabalho e educação, evidenciando o caráter onto-primário do trabalho no processo de constituição do ser social e, outrossim, a função importante que a educação cumpre no processo de complexificação social desse novo ser, fundado pelo trabalho. O artigo aborda ainda a natureza que o trabalho e a educação assumem no interior da sociedade de classes. Assim sendo, o artigo organiza se em quatro momentos: no primeiro, discute-se sobre o trabalho como categoria fundante do ser social; no segundo, a função social da educação; no terceiro, o caráter alienado do trabalho; no quarto, por fim, os desdobramentos da alienação do trabalho sobre o complexo da educação.
Abstract: This article discusses the ontological relationship between labor and education, evidencing the ontological priority character from the labor in process to constitution of the social being and, likewise, the important function that education fulfills in the process of social complexification of this new being, founded by labor. The article also addresses the nature that labor and education take on within the class society. Therefore, the article is organized in four moments: in the first, it discusses labor as a fundamental category of social being; in the second, the social function of education; in the third, the alienated character of the labor; in the fourth, finally, the unfolding of the alienation of labor in the educational complex.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49030
ISSN : 1984-4735
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_smmchaveshafreres.pdf192,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.