Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48989
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O comunicador social e o Nordeste
Autor(es): Queiroz, Jeová Franklin de
Palavras-chave: Nordeste do Brasil;Comunicação de massa;Desigualdade social;Sistema de comunicação social
Data do documento: 1986
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: QUEIROZ, Jeová Franklin de. O comunicador social e o Nordeste. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 16, ns. 1/2, p. 27-40, jan./dez. 1986.
Resumo: Há quase três décadas o Nordeste vem sendo objeto sistemático de planos e programas de desenvolvimento elaborados com o objetivo declarado de promover a superação de seu atraso econômico e social. Historicamente tido como região problema, o Nordeste se apresenta hoje, depois de tantos pianos e programas, marcado pelo agravamento de seus desequiIíbrios sociais. As graves injustiças sociais que marcam a região se apresentam como desafio para cientistas e profissionais preocupados com o presente e futuro do País. Desafio, principalmente para nós, o comunicador social nordestino envolvido no esforço de se promover o desenvolvimento da área de maior extensão da pobreza absoluta do Brasil. Esse desafio está expresso, por exemplo, na persistência do estado de fome crônica em grandes parcelas da população e na ampliação de áreas recordistas mundiais em índices de mortalidade infantil e que estão a exigir do comunicador social nordestino uma reavaliação de seu papel e de sua responsabilidade frente ao estado de marginalidade a que estão submetidos milhões de nordestinos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48989
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_jfqueiroz.pdf10,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.