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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Carolina de Lima e-
dc.contributor.authorBarros, Helenilson de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-20T17:49:43Z-
dc.date.available2019-12-20T17:49:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARROS, Helenilson de Oliveira. A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). 2015. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca conhecer e tornar público os problemas enfrentados pelos docentes, no ensino de Química para alunos surdos, assim como os problemas encontrados pelos alunos para assimilar os conteúdos ministrados. Sendo o estudo em Química repleto de símbolos e objetos microscópicos de difícil entendimento, que necessita de uma capacidade de abstração em conjunto com ilustrações e enriquecimento do conteúdo com informações repassadas de forma oral, assim os discentes surdos se encontram em grande desvantagem em relação aos alunos sem deficiência auditiva, pois a diferença de linguagem e a difícil comunicação tornam esse processo, mais conflituoso. O domínio da língua portuguesa se mostra um obstáculo de grande dimensão, pois essa ferramenta é o principal meio de comunicação utilizado pelo professor. Esta pesquisa tem como objetivo geral expor as dificuldades encontradas pelos docentes do Instituto Cearense de Educação de Surdo, (ICES), para ministrar os conteúdos de Química; Identificar as dificuldades dos alunos de assimilar os conteúdos; Observar que formação esses profissionais dispõem e que obstáculos a Química como disciplina experimental e abstrata encontra nas escolas públicas e inclusivas. Para tanto, foi utilizado entrevista estruturada com caráter qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através de visitas ao lócus, o pesquisador coletou os dados da investigação, utilizando como instrumentais questionários e entrevistas, aplicados aos alunos e professor. Participando de algumas aulas com o intuito de obter os dados para a análise dos resultados. Munidos das informações coletadas foi possível a identificação dos principais problemas que norteiam o ensino aprendizagem dos discentes surdos. Entre eles podemos mencionar: A dificuldade encontrada com a língua portuguesa, a inexistência de laboratório para a realização das práticas o e baixo incentivo governamental. Tudo isso impacta negativamente no ensino de Química para os alunos surdos da instituição.pt_BR
dc.title.enhe construction of deaf education: difficulties and dilemmas faced by chemistry teachers of the Cearense Institute of Deaf Education (ICES)pt_BR
dc.description.abstract-frCe travail cherche à comprendre et connaître les problèmes rencontrés par les enseignants dans l'enseignement de chimie pour les étudiants sourds, ainsi que les problèmes rencontrés par les étudiants à assimiler les contenus enseignés. Comme l'étude en chimie pleine de symboles et objets microscopiques difficiles à comprendre, vous avez besoin d'une capacité d'abstraction avec illustrations et d'enrichir le contenu de l'information transmise oralement, de sorte que les étudiants sourds êtes à un grand désavantage par rapport aux étudiants sans entendre, parce que la différence de langue et les communications difficiles rendent ce processus plus conflictuelle. Le domaine de la langue portugaise montre un grand obstacle, comme cet outil est le principal moyen de communication utilisés par l'enseignant. Cette recherche a pour objectif global d'exposer les difficultés rencontrées par les enseignants dans Ceará Institut de l'éducation des Sourds, (ICES), pour enseigner la chimie de contenu; Identifier les difficultés des élèves à assimiler le contenu; Notez que la formation de ces professionnels ont et quels obstacles la chimie comme une discipline expérimentale et abstraite est dans les écoles publiques et inclusives. Par conséquent, il a utilisé des entretiens structurés avec qualitative et la recherche bibliographique utilisé, documentaire et sur le terrain. Grâce à des visites au locus, le chercheur a recueilli des données de recherche, en utilisant des questionnaires et des entretiens que instrumentales, appliqué aux étudiants et aux enseignants. Participer certaines classes afin d'obtenir les données pour l'analyse des résultats. Armés de l'information recueillie était possible d'identifier les principales questions qui guident l'enseignement et l'apprentissage des élèves sourds. Parmi eux, nous pouvons citer: La difficulté rencontrée avec la langue portugaise, l'absence de laboratoire pour la réalisation de celui-ci et les pratiques d'incitation faibles du gouvernement. Tout cela a un impact négatif sur l'enseignement de la chimie pour les étudiants sourds de l'institution.pt_BR
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