Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48966
Tipo: TCC
Título: A poesia como ferramenta de apoio pedagógico para o ensino/aprendizagem de química no ensino médio - uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.
Título em inglês: Poetry as a pedagogical support tool for teaching / learning chemistry in high school - an interdisciplinary and contextualized approach.
Autor(es): Martins, Francisco Luis
Orientador: Filho, Francisco Audisio Dias
Palavras-chave: Poesia;Ensino;Aprendizagem;Dinamizar;Metodologia;Interdisciplinaridade;;Química.
Data do documento: 2016
Citação: MARTINS, Francisco Luis. A poesia como ferramenta de apoio pedagógico para o ensino/aprendizagem de química no ensino médio - uma abordagem interdisciplinar e contextualizada. 2016. 68 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: O presente trabalho monográfico apresenta uma proposta pedagógica baseada na utilização da poesia para intermediar a interação entre a Química e a Literatura, como forma de dinamizar o ensino/aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de campo com trinta e nove alunos da primeira série do Curso Técnico em Química da Escola Estadual de Ensino Profissional Alan Pinho Tabosa, localizada na cidade de pentecoste-CE. A proposta pedagógica contemplou a interdisciplinaridade entre a Química Orgânica e a Literatura. O tema abordado foi Funções Orgânicas, utilizando-se como material de estudo um cordel e a realização de atividades em grupos. Após se trabalhar com o método sugerido os estudantes foram avaliados com um questionário individual contendo nove questões objetivas e uma discursiva, onde objetivou-se com o mesmo, averiguar a aceitação da proposta e o conteúdo abordado. Também foi aconselhado aos grupos que eram formados por três alunos, a elaboração de um poema relacionado com a experiência vivenciada em sala. Após a aplicação do questionário os dados foram coletados, analisados e discutidos. Também foram analisados os poemas elaborados pelos estudantes a fim de avaliar a compreensão e aceitação, ou rejeição da proposta pedagógica sugerida. Os dados apontam que a Poesia como meio para se trabalhar a interdisciplinaridade em aulas de Química mostrou resultados satisfatórios comprovando a hipótese levantada nesse trabalho. Com relação à importância da Interdisciplinaridade, 43,6% dos entrevistados consideraram muito importante, 35,9%, Importante, 17,9%, indispensável para a formação social e estudantil. Se facilitou a aprendizagem, 90,0% dos estudantes responderam que sim. Se aumentou o interesse dos alunos pela Química, 89,7% disse que sim e se melhorou a relação professor/aluno, 97,4% dos entrevistados respondeu afirmativamente. A partir da comprovação da viabilidade da proposta pedagógica em tela, foram sugeridas duas alternativas para se trabalhar a poesia na sala de aula de Química, uma utilizando o teatro e outra, uma aula experimental, todas tendo como material de estudo, um poema.
Abstract: This monograph presents a pedagogical proposal based on use of poetry to mediate the interaction between chemistry and literature, as how to advance the teaching / learning . A field survey was carried out with thirty-nine students of the first series of the Technical Course in Chemistry from the State School Teaching Professional Alan Pine Tabosa, located in Pentecost-CE. The pedagogical proposal contemplated the interdisciplinarity between organic chemistry and literature. The topic was Organic functions, using as study material string and carrying out activities in groups. After working with method suggested, the students were evaluated with an individual questionnaire containing nine closed questions and an open, which aimed to with it, determine the acceptance of the proposal and addressed content. It was also advised to groups that were formed by three students, the preparation of a poem related to the lived experience in the classroom. After the apliccation of the questionnaire, the data were collected, analyzed and discussed. Also were analyzed the poems produced by the students in order to assess the understanding and acceptance or rejection of them about the pedagogical proposal suggested. The data show that the poetry as a means to work interdisciplinarity in chemistry classes showed satisfactory results proving the hypothesis raised that work. Regarding the importance of interdisciplinarity, 43.6% of respondents considered very important, 35.9% Important 17.9%, which is essential for social and student training. If facilitated learning, 90.0% of students said yes. With regard to importance of interdisciplinarity, 43.6% of respondents considered very important, 35.9% Important 17.9%, which is essential for social and student training. If facilitated learning, 90.0% of students said yes. If increased student interest in chemistry, 89.7% said yes and improved teacher / student relation 97.4% of respondents answered affirmatively. From the evidence of the viability of the pedagogical proposal on screen, it was suggested two alternatives to work with poetry in chemistry's classroom, one using the theater and the other a trial lesson, all having as study material, a poem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48966
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_flmartins.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.