Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48852
Tipo: Resumo
Título: Diplomacia da saúde global - desenvolvimento de um modelo explicativo
Autor(es): Martins, Pollyanna
Moreno, Melinna dos Santos
Silva, Nayane Cavalcante Ferreira da
Alexandrino, Francisca Jamila Ricarte
Mesquita, Caroline Antero Machado
Aguiar, Andréa Sílvia Walter de
Palavras-chave: Saúde mundial;Relações internacionais;Cooperação internacional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MARTINS, Pollyanna et al. Diplomacia da saúde global - desenvolvimento de um modelo explicativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A Diplomacia da Saúde Global (DSG) consiste em ações e nos processos de negociação, comunicação entre as nações para promover a saúde no âmbito global e nacional, além de ser utilizada como uma ferramenta para fortalecer a política externa dos países. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo conceitual para DSG a partir da análise da produção científica disponível sobre esta temática. A base de dados consultada foi o sítio eletrônico da US Nacional Library of Medicine (Pubmed). Realizou-se uma busca integrada das produções científicas publicadas até outubro de 2015. A busca incluiu publicações selecionadas a partir de descritores identificados no Medical Subject Headings (MESH) e critérios de inclusão adotados para seleção da amostra. Foram identificadas 54 publicações que compuseram a amostra final. Os conceitos, principais resultados e objetivos das produções científicas encontradas foram categorizados a partir da análise de conteúdo temática. A partir desta análise construiu-se uma árvore da DSG, em que as raízes representam os conceitos e teorias sobre o tema, os galhos as consequências da DSG e os frutos os produtos gerados. Os resultados da análise apontaram que a DSG, através de parcerias entre governos e Organizações Não Governamentais, influencia na economia e desenvolvimento das nações. melhora a equidade e gera cooperação internacional para resolver e priorizar problemas comuns de saúde, a fim de que se atinjam resultados de saúde sustentáveis, além de colaborar para disseminar a o conceito de que a saúde é bem comum para as nações e, nesta perspectiva, redefinir o papel do Estado no cenário político, econômico e social mundial. Promover a cooperação internacional em pesquisa, capacitar recursos humanos nesta área, emancipar países emergentes a partir das intervenções realizadas, se constituem como grandes desafios no âmbito da DSG.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48852
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pmartins.pdf50,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.