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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48850
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Parente Júnior, Paulo Alves | - |
dc.contributor.author | Martins, Karla Patricia Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:54:50Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PARENTE JÚNIOR, Paulo Alves; MARTINS, Karla Patricia Holanda. Musicalidade e constituição subjetiva: um estudo psicanalítico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48850 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject | Representação sonora | pt_BR |
dc.subject | Constituição subjetiva | pt_BR |
dc.title | Musicalidade e constituição subjetiva: um estudo psicanalítico | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A música em seu aspecto mais elementar está presente desde a fundação do mundo para cada humano. Ao bebê é transmitido um mundo que guarda as propriedades do continuo e do descontínuo desde o encontro com a voz maternal. Esta pesquisa visa situar o papel da musicalidade na construção de uma teoria da constituição subjetiva. Para isto, busca-se inicialmente retomar os textos proto-fundadores da metapsicologia freudiana, especialmente localizados na última década do século XIX. Enseja-se revisitar alguns momentos germinais da abordagem de Freud acerca da representação sonora, com arrimo em suas construções em torno da voz e do ritmo. Freud parte de uma teoria representacional fundada no fenômeno acústico e na linguagem que será posteriormente sedimentada em uma metapsicologia que leva em conta o trabalho pulsional. Em seguida, adentraremos na questão crucial que remete ao estatuto do aquém ou do além do símbolo em psicanálise, passando pelas relações entre o pré-verbal e a linguagem, a música e a palavra. Com arrimo nas considerações de Didier-Weill sobre a música, trataremos, no terceiro momento, da constatação da eficácia subjetivante envolta na musicalidade da voz a que a criança tem acesso antes mesmo de compreender o sentido das palavras. Uma vez que, o tempo lógico da constituição subjetiva não se completará sem o esquecimento do timbre originário da voz do Outro, a música representará uma via de elaboração da nostalgia da voz e, ao mesmo tempo, uma comemoração da articulação imemorável do simbólico sobre o real. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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